As estações de metrô de Salvador registraram superlotação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19), após lentidão na operação do sistema. O portão de acesso à Estação da Lapa chegou a ser fechado devido ao grande fluxo de pessoas, segundo informações do g1.

Conforme a TV Bahia, funcionários da Estação da Lapa orientaram os passageiros a “irem para o subsolo para pegarem um ônibus para a Estação Acesso Norte”. A Linha 2 não foi afetada e seguiu funcionando normalmente.
Leia também:
Usuários das estações de Brotas, Pirajá e Bom Juá também sentiram os reflexos da lentidão, com registros de aglomeração.
A CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela administração do sistema, informou que a operação entre as estações Acesso Norte e Lapa foi restabelecida “de forma contingencial em via singela - uma via somente”. Em nota ao g1 Bahia, a empresa afirmou que "lamenta o ocorrido e segue atuando para o restabelecimento integral da operação".
Ainda segundo a CCR, os passageiros de uma composição que chegava à Estação da Lapa foram “acompanhados pelos agentes de atendimento e segurança para o desembarque pela passarela de serviço, conforme procedimento de contingência da concessionária”.
Já a Secretaria de Mobilidade (Semob) comunicou que foi montado um plano emergencial para reduzir os impactos da falha. “Foi autorizada a implementação de uma linha especial que sai do Terminal Acesso Norte em direção à Estação da Lapa, via Av. Bonocô”, informou a pasta.
Além disso, a linha 1214 - Lapa x Engomadeira (via Acesso Norte), que atende ao Centro, foi reforçada "com o objetivo de atender os passageiros que estão no Campo da Pólvora e desejam seguir em direção à Estação da Lapa". O reforço também foi aplicado nas linhas do sistema BRT Salvador.
A Semob orientou ainda que “os passageiros oriundos da linha 2 do metrô sigam para a Estação BRT Rodoviária e, deste ponto, têm a opção de chegar até o Centro com a linha B5 – Rodoviária x Lapa”.
Agentes da Semob e prepostos da Integra seguem monitorando a frota convencional e o BRT “para mitigar os transtornos”.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

