Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > transportes
Whatsapp Whatsapp
'Salvem as crianças'

Gritos por socorro: testemunha conta desespero em naufrágio na Bahia

Servidora municipal viu o momento que a embarcação tipo saveiro naufragou em Madre de Deus

Mari Leal • 23/01/2024 às 12:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O desespero das vítimas do naufrágio da embarcação tipo saveiro em Madre de Deus no domingo (21) foi testemunhado por pessoas que também faziam a travessia entre a Ilha Maria da Guarda e o terminal Marítimo de Madre de Deus. Gritos por socorro e pedidos para que salvassem as crianças chamaram a atenção. O acidente aconteceu por volta das 22h. Oito pessoas morreram no acidente.


				
					Gritos por socorro: testemunha conta desespero em naufrágio na Bahia
Servidora municipal viu o momento que a embarcação tipo saveiro naufragou em Madre de Deus. Foto: Reprodução/TV Bahia

Em entrevista à TV Bahia nesta terça-feira (23), uma servidora do município, identificada com o prenome Melinda, contou o que viu quando a embarcação que estava se aproximou do local do acidente. Melinda, que trabalhou no Madre Verão, festa onde estavam as vítimas antes do acidente, retornava para o píer em Madre de Deus em uma outra embarcação.

Leia mais:

“Era tudo muito escuro. A gente não conseguia ver nada, mas ouvia gritos. A embarcação já estava afundando, e algumas pessoa gritando. Algumas afundando, pedindo para salvar os filhos. Provavelmente as mães”, inicia.

Segundo ela, a embarcação em que estava chegou a tentar se aproximar, mas recuou pelo risco de também naufragar com o desespero das vítimas que tentavam subir.

A embarcação em que Melinda estava, segundo ela, tinham poucas pessoas, o que possibilitou ajudar no resgate de algumas vítimas que já estavam na água. O barco estava à serviço da prefeitura e retornava à Madre de Deus apenas com funcionários que recolhiam materiais do evento.

“No primeiro momento a gente ficou muito desesperado. Depois conseguimos acalmar, jogamos os coletes salva-vidas, mas o vento estava ao contrário. Eles não conseguiam alcançar”, relata. Melinda acrescenta que a embarcação em que estava conseguiu levar cerca de nove pessoas, entre elas uma bebê de 1 anos e uma outra criança. Ambas estão bem.

“No momento em que nos deparamos com a cena, começamos a ligar para as autoridades, amigos próximos, colaboradores da secretaria que aguardavam no píer para levar o material”, continua.

Velório consterna cidade de Madre de Deus

O relato de Melinda ocorreu durante o velório de duas das oito pessoas mortas no naufrágio: Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos, e Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos, tia e sobrinho, respectivamente. Outros dois mortos na tragédia também eram sobrinhos de Rosemeire: Alicy Maria Souza dos Santos, 6 anos, e Vanderson Queiroz, 42 anos. Os corpos de Alicy e Vanderson só foram encontrados na manhã desta terça-feira (23).

Até o momento, não há dados oficiais sobre a quantidade de pessoas que eram transportadas no saveiro. A embarcação não tinha autorização para fazer transporte comercial de pessoas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM TRANSPORTES :

Ver mais em Transportes