Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > transportes
Whatsapp Whatsapp
Alterações

Quase 30 linhas de ônibus são alteradas em Salvador em apenas 3 meses

Reclamações sobre o transporte público têm acompanhado as alterações de linhas, cujas rotas passaram a incluir ao sistema BRT

Iamany Santos • 18/12/2023 às 6:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O transporte público de Salvador atravessa o dia a dia de grande parte da população e passou por uma série de modificações em 2023. Nos últimos três meses, quase 30 linhas de ônibus sofreram alterações em diversos bairros da capital baiana.

Muitas dessas mudanças foram realizadas com o objetivo de direcionar a população aos 15 pontos do Bus Rapid Transit (BRT) espalhados pela cidade. Em setembro, 14 linhas de ônibus de Salvador sofreram alteração e passaram a ter o ponto final no Shopping da Bahia, integrando com o BRT Rodoviária.

Leia mais:


				
					Quase 30 linhas de ônibus são alteradas em Salvador em apenas 3 meses
Reclamações sobre o transporte público tem acompanhado as alterações de linhas, cujas rotas passaram a incluir o sistema BRT. Betto Jr / Secom

Outras três linhas passaram a integrar a Estação Pirajá do BRT, enquanto que 1224 - Arenoso x Pituba passou a ser 1250 - Arenoso x Shopping da Bahia, de onde o usuário também deverá usar a Estação Rodoviária BRT para seguir caminho. Em outubro, linhas de ônibus dos bairros de Boa Vista de São Caetano, Marechal Rondon e Pirajá também sofreram alterações e direcionamento para o B3.

Ainda que sob a justificativa de melhorar e ampliar as possibilidades de locomoção da população, as reclamações de superlotação do sistema BRT têm sido recorrentes em Salvador. Além disso, com a retirada de algumas linhas, há também a reclamação de que as possibilidades de viagem estão reduzidas.

O iBahia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) e pediu um levantamento com todas as alterações das linhas em Salvador desde o início de 2023, mas até a publicação dessa matéria o órgão não enviou os dados.


				
					Quase 30 linhas de ônibus são alteradas em Salvador em apenas 3 meses
Quase 30 linhas de ônibus são alteradas em Salvador em apenas 3 meses. Foto: Divulgação

Em contrapartida, o titular da SEMOB, Fabrizzio Muller concedeu uma entrevista ao iBahia. Na ocasião, o gestor disse que a lotação dos ônibus é uma realidade comum em qualquer grande cidade, principalmente em horários de pico; e que não houve redução de frota.

"O que estamos fazendo é uma racionalização da rede integrada de transporte da cidade. Quando a cidade vai crescendo e mudando, ela vai apresentando novas necessidades e o sistema de transporte precisa ser modificado e integrado [também]", pontua ele, em entrevista ao iBahia.

"Ter o BRT cheio, metrô cheio em horário de pico acontece em qualquer grande capital do mundo. Isso não é diferente em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Nova York ou Paris", afirma.

O secretário pontua que o está sendo feito agora são ajustes operacionais do sistema de transporte público e que, pensando em desafogar o sistema, ônibus maiores começaram a funcionar nas linhas do BRT.

"Os ônibus que chegarão até o primeiro semestre [de 2024] são ônibus maiores, com grande capacidade de pessoas e que vão melhorar o conforto do serviço", revela o secretário.

"Esse ônibus vão ser utilizados sobretudo nessas linhas mais carregadas e nos horários de pico", ressalta Fabrizzio, que detalha que os novos ônibus poderão transportar mais de 100 pessoas, ou seja, 20% a mais do que o atual.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TRANSPORTES :

Ver mais em Transportes