Previsto inicialmente para substituir os antigos trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o projeto do VLT tocado pelo governo do Estado passou por uma ampliação. A nova licitação será divulgada no Diário Oficial desta quarta-feira (27).
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a nova proposta terá três trechos, ligando o Subúrbio, a Calçada e Piatã. A informação foi adiantada na manhã desta terça-feira (26) durante encontro entre o gestor, secretários estaduais e a imprensa da capital baiana.
Leia também:
Para Jerônimo, o desafio principal da novo condutor da obra será lidar com as alterações, como retirada de trilhos, já feitas no contrato anterior, quando empresas chinesas tocariam a construção do equipamento.
O rompimento com a empresa chinesa Skayrail aconteceu em agosto deste ano, após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. Diversas irregularidades foram apontadas pelo órgão, a exemplo da mudança do projeto inicial.
Os trens do subúrbio foram desativados há dois anos para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram. Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!