Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Bluetooth: você sabe a origem da palavra e do símbolo?

Tecnologia nasceu após a necessidade da padronização de uma forma de transmissão de dados entre dispositivos diferentes como celulares, computadores e fones de ouvido

Redação iBahia • 26/07/2018 às 20:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 21:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma das tecnologias mais presentes na vida das pessoas é a Bluetooth. Ela permite que, através de ondas curtas, documentos, vídeos, fotos e músicas sejam transmitidas de um dispositivo para outro em questão de segundos (ou minutos). Mas de onde veio o nome e o símbolo? O iBahia foi atrás e descobriu.

Origem do Bluetooth
A tecnologia nasceu após a necessidade da padronização de uma forma de transmissão de dados entre dispositivos diferentes como celulares, computadores e fones de ouvido. Empresas como Nokia, Ericsson e Intel resolveram, então, se reunir (em 1996) na fábrica da Ericsson para chegar a uma tecnologia. Quem deu a ideia do nome foi justamente a Intel, que queria substituir o nome antigo (SIG) pelo nome Bluetooth. A partir daí o marketing poderia começar a apresentar para o mercado em geral.

Leia mais:

Outros nomes também foram sugeridos, como Personal Area Networking (sugerido pela IBM) e Radio Wire (sugerido pela Intel). O primeiro não foi aceito por já nomear outras tecnologias, enquanto que Radio Wire foi deixado de lado pelo curto prazo que eles tinham para a entrega, então o nome mais "comercial" era justamente o Bluetooth.

Nome e símbolo
O nome vem do rei dinamarquês Harald Blaatand "Bluetooth" II. Blaatand é conhecido como o rei que uniu a Dinamarca, semelhante ao que as empresas de tecnologia queriam fazer: deixaram de lado - ao menos por um momento - as competições econômicas para produzir uma unificação entre vários dispositivos. A palavra Blaatand, se traduzida, resulta justamente em Bluetooth, ou dente azul, em português.

Já a identidade do Bluetooth é baseada na unificação de duas runas nórdicas: Hagall e Berkanan - que representam as letras H e B do alfabeto, uma clara homenagem ao nome Harald Blaatand.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias