Empreendedorismo

Cervejaria baiana MinduBier terá pontos de venda em toda a Europa

Ao iBahia, o empreendedor e proprietário da cervejaria, Gustavo Martins, falou sobre a parceria com a distribuidora holandesa Het Bierloket e as expectativas para o negócio em 2021

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Um hobby que virou negócio e, agora, motivo de orgulho internacional. O empreendedor e proprietário da cervejaria MinduBier, Gustavo Martins, de 38 anos, falou ao iBahia sobre a parceria com a distribuidora holandesa Het Bierloket e as expectativas para o negócio em 2021. Com o acordo, a cervejaria se tornou a primeira marca de cerveja artesanal baiana fora do país, segundo o empreendedor.  

A MinduBier vai completar cinco anos no mercado, mas já tem quase dez anos de existência. "Começou como um hobby, com produção caseira no meu apartamento para consumo próprio e para amigos. As pessoas foram gostando, incentivando que eu transformasse em negócio. E ganhamos um concurso de produção caseira de cerveja [Bier Hub], que premiava o rótulo vencedor com uma produção comercial e assim começou a nossa saga cervejeira", relembra Gustavo, que é arquiteto e passou um tempo conciliando as duas profissões. 

Foto: divulgação

No mercado, a MinduBier segue um modelo de fábrica cigana, que terceiriza a produção. Gustavo conta que recentemente eles firmaram um contrato com a cervejaria de São Paulo, "Dádiva", para produção e distribuição (fora da Bahia) dos seus produtos. Depois, veio a negociação com a Het Bierloket, que abriu os horizontes para uma comercialização internacional. 

"A mercadoria saiu daqui no início de dezembro e já começou uma articulação para comercialização em pontos de venda na Holanda, mas a expectativa é que se amplie para toda a Europa. Todos os nossos lançamentos serão mandados para Holanda", acrescenta o empreendedor. 

Para Gustavo, a negociação é motivo de grande orgulho. "Fico bem feliz por ser a primeira cervejaria baiana fora do brasil, representando bem a Bahia", pontua o cervejeiro, que ressaltou a parceria como uma oportunidade da marca se fazer presente em mais lugares e ampliar a troca de conhecimentos. 

Novidades da MinduBier 

Gustavo Martins | Foto: arquivo pessoal
Ao iBahia, Gustavo Martins explica que a meta deles é ter um lançamento por mês. Em fevereiro, a MinduBier vai lançar a West Kush. "O estilo dela é West Coast Double IPA com adição de terpenos. Os terpenos também são óleos aromáticos que conferem às plantas uma variedade de sabor e aromas como o das frutas cítricas, frutas vermelhas, hortelã e pinho. Eles são responsáveis por dar características ainda mais aromáticas à cerveja", descreve. 

Vale ressaltar que a cervejaria baiana trabalha com cervejas sazonais. A única que se mantém desde o início do negócio é a Minduipa pela alta demanda. "Fazemos lançamentos em lotes únicos e quando esse lote acaba avaliamos o resultado de vendas, a saída do produto no mercado e o feedback dos clientes para ver se iremos colocar ela de volta no estoque depois de alguns meses", acrescenta. 

Os produtos da MinduBier, que custam em torno de R$ 20 a R$ 35, podem ser encontrados em mais de 80 estabelecimentos em Salvador, tem pontos de venda pela Bahia e, com o acordo com a Dádiva, por todos os estados do Brasil.

Em Salvador, os consumidores têm acesso em empórios, bares, e-commerce, canais próprios da marca (site e delivery) e aplicativos de entrega. Além disso, a MinduBier tem um espaço na loja Coreto Criativo, localizada no Shopping da Bahia. 

Pontos de venda na Holanda: 

- Dagwinkel (Dorst-NL)
- Bierloods 22 (Woerden-NL)
- Sterk (Amsterdam-NL)
- Pakhuis (Twente-NL)
- Streken (Breda-NL)
- Beerdome (e-commerce)
- Rebel Beer Cans (e-commerce)