Gastronomia

Chefs defendem valorização de ingredientes locais

Em Itacaré, chefs participam de festival gastronômico e falam sobre a tendência de usar ingredientes produzidos no local

Redação iBahia

Por muito tempo os ingredientes importados como trufas e foie gras, por exemplo, foram sinônimo boa gastronomia. Não que eles não sejam, mas agora a tendência é outra. Os ingredientes locais estão sendo cada vez mais valorizados e utilizados em pratos da alta gastronomia. 

Pappardelle com frutos do mar foi criado pelo chef Junior França para o Festival Sabores de Itacaré

O chef Junior França, que comanda o restaurante Portal Gourmet, em Itacaré, aproveitou a proposta do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré para inserir ingredientes locais em suas receitas. "Gostei da proposta do festival, que é valorizar os ingredientes locais. Eu estava sempre buscando coisas de fora e gostei de voltar às raízes", diz o chef, que criou um prato com pappardelle, filé de peixe, molho de camarão e ceviche de banana especialmente para o festival. A receita fez tanto sucesso que ele resolveu manter o prato no cardápio fixo mesmo após o término do festival, no dia 21.  "Também já estou pensando em novos pratos com essa proposta".

Don Fabrizio defende o uso de ingredientes locais

O italiano Don Fabrizio, que mora na Bahia há 20 anos, também defende o uso de ingredientes locais. "Comida é cultura. Se estou na Bahia, tenho que usar o que tem na Bahia", diz o chef, que tem um restaurante com seu nome em Arraial D'Ajuda. "Meu restaurante serve comida mediterrânea, mas todos os pratos são feitos com ingredientes locais", explica. 


Veja também:

Para Don Fabrizio, essa tendência vai se tornar mais forte quando os pequenos produtores se aproximarem mais dos restaurantes. "Os empresários querem uma cozinha industrial, porque é mais fácil, e acabam comprando de grandes produtores. É preciso aproximar os pequenos produtores da região desses empresários", diz. E o chef tem uma sugestão para que isso aconteça. "As cidades por aqui têm poucas feirinhas que vendem ingredientes produzidos no local. Elas são importantes para criar o hábito de se consumir esse tipo de produto tanto nos empresários quanto no público".