Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Como aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda?

É importante que o contribuinte declare todas as despesas realizadas ao longo do ano-base 2020, com a comprovação de pagamento e nota fiscal

Redação iBahia • 16/03/2021 às 13:44 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nos casos em que é obrigatório declarar o Imposto de Renda, todo mundo espera uma graninha de restituição após o envio do documento. Mas, o que você precisa incluir no formulário que pode auxiliar a aumentar esse valor?

Em entrevista ao portal iBahia, o advogado tributarista da MoselloLima Advocacia, Gabriel Elias, explicou que existem algumas coisas que o contribuinte pode fazer para aumentar o valor da restituição do IR.

Para o advogado, é importante que o contribuinte declare todas as despesas realizadas ao longo do ano-base 2020, com a comprovação de pagamento e nota fiscal. Isso é válido, principalmente para serviços como saúde e educação.

"É importante também que se declare todos os Dependentes permitidos em lei. Aqueles que pagam Pensão Alimentícia devem ter uma atenção especial, pois para ser dedutível do imposto de renda, o valor deve ser advindo de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente", explicou Gabriel Elias.

Calendário de restituição
Como ocorreu no ano passado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus o calendário da restituição do Imposto de Renda 2021 será antecipado. O pagamento dos valores, daqueles que tem direito ao benefício, terá início um mês após o término do prazo de entrega da declaração.

As restituições serão priorizadas pela data de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; os portadores de deficiência física ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Confira o calendário de restituição

  • 1º lote: 31 de maio de 2021;
  • 2º lote: 30 de junho de 2021;
  • 3º lote: 30 de julho de 2021;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2021;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2021

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia