Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Conheça o significado dos símbolos natalinos

Simbolizando a vida, a árvore de Natal é a tradição mais antiga da época e traz esperança, alegria e vida nova

• 01/11/2013 às 10:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Todos os anos na época do Natal, vários símbolos surgem, representando a época do ano. Mas apesar desses símbolos serem reconhecidos em todos os lugares do mundo, nem todo mundo conhece seus verdadeiros significados.
Árvore de Natal Simbolizando a vida, é a tradição mais antiga da época e começou com os egípcios, que traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro. O costume de ornamentar a árvore surgiu do hábito dos druidas, de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste dia. A primeira referência a uma "Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.
Papai Noel Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje com roupas vermelhas e barba branca foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881.
Guirlanda Originalmente feita com galhos de pinheiro, avisa que as festas estão chegando e serve para dar boas-vindas aos visitantes. Têm o mesmo significado de prosperidade, fertilidade e abundância que o pinheiro. A guirlanda retrata o brilho, a alegria e materializam o espírito de cada anjo que nela habita. Veja o especial de Natal do iBahia
Presentes Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país. A origem dos presentes por ocasião do final do ano tem origem pagã, que a tradição cristã foi aos poucos sendo assimilada.
Sinos Simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o céu e a terra. Remete ao ambiente rural, o tempo da igreja matriz e seus sinos e toques de aviso e de convocação para a vida e para a morte.
Presépio Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos, é a representação do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.
Vela As velas de Natal simbolizam a luz das estrelas que os três Reis Magos seguiram para encontrar o menino Jesus e simboliza Cristo, luz do mundo. Para o cristão, as velas simbolizam o amor e a fé pelo amor a Deus. As velas são encontradas em diversos tamanhos e formatos, geralmente de cor vermelha ou branca.
Comidas O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne, uma forma de reverenciar a Deus e a Jesus. Geralmente era servido porco, ganso - mais tarde substituído por peru e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo o mundo.
Estrela A estrela guiou os três reis magos Baltazar, Gaspar, Melchíor - desde o oriente até o local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.É lembrada hoje, pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo