Viver Bem Itaparica

Dez locais e refeições para você comer bem em Itaparica

Guia inclui refeições vão desde os sabores que o mar pode oferecer, até os doces, comidas italianas e francesas

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Itaparica não é feita apenas de belezas naturais, mas também é atrativa por sua culinária peculiar. Refeições que vão desde os sabores que o mar pode oferecer, até os doces, comidas italianas e francesas. Como forma de guia, o iBahia separou dez locais para você comer bem em Itaparica, indicando ainda o prato mais famoso de cada estabelecimento; Boa refeição. 

Restaurante Águas Marinhas - Bacalhau do chefe 

Um ambiente intimista, com iluminação a meia luz e uma música para combinar com os sabores do mar. É dessa forma que o Restaurante Águas Marinhas recebe os seus clientes e indicam o Bacalhau do Chefe como sua melhor refeição. Com o peixe comprado já dessalgado, o chefe prepara seu prato com muito alho e um pouco de limão para dar um sabor. Logo após o preparo, o bacalhau é levado para chapa enquanto está sendo feito um molho à base de tomate, cebola, pimentão amarelo e verde e azeitona preta. Tudo isso vem acompanhado de arroz e batata sauté (cozida e refogada na manteiga). 

Onde fica - Avenida Beira Mar, Marina de Itaparica

Funcionamento – De Segunda a domingo, das 11h às 23h30 

Restaurante do Manguezal - Camarão no abacaxi 


Uma das principais rotas para quem faz turismo pelo mar na região de Itaparica, o Manguezal é o que podemos definir como a ‘Disney’ do paraíso. Redes para relaxar, passeios de barco pelo manguezal, passeios a cavalo e é claro, muita comida boa. Uma das boas opções para se comer no estabelecimento é o prato Camarão no Abacaxi, que tem um toque muito refinado quando se refere ao sabor e apresentação.  O camarão pescado em Itaparica é preparado com muito coentro, cebola, limão, alho e molho branco, ingrediente que dá um toque especial a refeição. O prato – que é apresentado em um abacaxi - vem acompanhado de arroz e castanha, e serve até duas pessoas. 

Onde fica - Loteamento Nova Itaparica, entrando a direita da Praça Ubaldo Osorio Pimentel. Logo após é só seguir as placas, até chegar ao destino.  

Horário de funcionamento: Das 9h às 17h (todos os dias)

 

Chocolateria Muito Mais - Bolo recheado


Massa de pão de ló, chocolate integral Muito Mais, com 70% de cacau, e recheio de leite condessado com sementes de cacau. Essa é a combinação que vai fazer você ir nas nuvens. Quando a procura for por doces, o endereço certo é a Chocolateria Muito Mais. O sabor diferenciado desse bolo é explicado pelo cultivo do cacau, no quintal do estabelecimento, que passa por uma rigorosa inspeção de seu proprietário. O bolo macio, com uma boa apresentação, vai fazer a cabeça dos viciados em chocolate. 

Onde fica - Avenida Doutor Antônio Junior Calmon, no Centro de Itaparica, logo após a ladeira da Praça.

Funcionamento -  Das 14h às 21h (Domingo a domingo, exceto as terças)

Restaurante do Marinheiro - Casquinha de siri natural


Quando for pegar uma praia em Ponta de Areia e a fome chegar daquele jeito, corre logo para o restaurante do Marinheiro, que oferece boas opções para os seus clientes. Além das moquecas que saem, o Marinheiro, proprietário do local, garante que tem um prato que chega na sua mesa em apenas três minutos e vai fazer a sua cabeça. A Casquinha de Siri é um dos pratos mais pedidos do estabelecimento e é servido como entrada. Com um ambiente bem praieiro, o Restaurante do Marinheiro é para aqueles dias que você vai sair com sua turma para pegar um bronze e depois apreciar uma boa comida. 

Onde fica -  Avenida Beira Mar, Ponta de Areia, próximo ao mercadinho Shaday, a cinco minutos do Ferry. 

Funcionamento - Das 20h às 17h ( Domingo a domingo)

Barraca do Manoelito - Peixe frito do Seu Manoel e Marisa


Quando a procura for para comer um peixe frito, a referência para uma boa refeição em família ou amigos é na barraca de seu Manoel e dona Marisa. No estabelecimento eles servem dourado a cavala, que é pescado em Itaparica.  Sal, alho, limão: esses são todos os temperos que eles garantem utilizar, para matar a fome de muita gente e fazer a fama correr. Como tira gosto, os pratos são servidos com farofa e salada. Se a busca for para almoçar, o peixe vem acompanhado de feijão, arroz e salada. A barraca é simples, tem tudo que tem um estabelecimento a beira mar, mas os seus sabores podem surpreender.

Onde fica -  Avenida 25 de outubro, na orla de Itaparica, próximo a Praça da Quitanda. 

Funcionamento -  De 7h30 às 00h (todos os dias)

Casa do vizinho  - Tournedos do vizinho 


Se você não tiver afim de comer prato típico local, uma das opções é bater no restaurante do Vizinho, um francês que mora em Mar Grande e está colecionando admiradores na região. Esse prato servido na charmosa casa em frente ao mar é feito de medalhão de file, enrolado no bacon, com molho de manteiga. O prato tipicamente francês fica pronto em 20 minutos e pode ser combinado com um vinho Cavalheiro Chevelier du terroir. O restaurante, bastante sofisticado, têm toques rústicos, muitos quadros e ainda pode servir de pousada para os visitantes.   

Onde fica  - Avenida Beira Mar numero 100, Mar Grande, logo depois da Igreja.

Funcionamento - De terça a sábado, das 12h ás 23h e aos domingo 12h as 18h (baixa estação)

Segunda a segunda, das 12h as 23h (verão) 


Não existe um grupo na face da terra em que pelo menos uma dessas pessoas não seja louca por pizza. Quando você for a Itaparica, o local certo é em Montagner. Utilizando a calçada que fica a um metro da praia calma de Itaparica, o estabelecimento oferece pizzas preparadas por italianos. Com massas leves, crocantes e saborosas, Montagner é referência em Itaparica quando o assunto é pizza.  

Onde fica  - Centro, Vinte e Cinco de Outubro, 56 - Conj. Marina Village, Itaparica Funcionamento – De segunda a domingo, das 17h até o último cliente

Restaurante Siri Boia – Frutos do mar e lanchonete 


Esse é um restaurante que além de comida boa, você vai ouvir muitas histórias. Era nesse estabelecimento, na antiga gestão, que o escritor João Ubaldo Ribeiro fazia os seus livros e tomava suas cervejas. Quem visitar esse estabelecimento vai poder pedir todo tipo de refeição que vem do mar e saber como é ser bem tratado.  O Siri Boia é uma das opções dos frequentadores da Praia do Forte, que fica bem próximo a Itaparica. 

Onde fica  - Praca Ten Joao Das Botas 6 | Centro, Itaparica, Ilha de Itaparica, 

Brasão - Comida a quilo 

Mas se sua pedida for uma coisa mais prática, está com um tempo mais curto ou acabou de sair do ferry e precisa comer alguma coisa imediatamente, uma das opções é ir comer no Brasão, que fica logo na saída do terminal hidroviário,  para quem vai sentido Mar Grande. O local não tem um prato especifico, mas oferece tudo que geralmente as pessoas encontram em restaurante de self service. Carne assada na hora, lasanha, feijão, macarrão. São opções que podem parecer simples, mas com um sabor daquela velha e boa comida caseira. O local também oferece café da manhã e um atendimento bastante qualificado. 

Onde fica – Bom despacho, na saída do ferry, em direção a Mar Grande 

Funcionamento - Das 6 às 16h (todo dia)


Quiosque – Petisco de carne e frango

Final de tarde e uma das melhores opções para você curtir esse momento é no Quiosque, que fica bem próximo à Marina de Itaparica. Nesse estabelecimento é possível comer apetitosos petiscos de carne e frango, com um molho produzido pelos proprietários, acompanhado de uma cerveja bem gelada. Depois de fazer o seu pedido é hora de se ajeitar para ver o espetáculo da natureza. O local é um dos mais indicados para curtir o pôr do sol.

Onde fica – Avenida Beira Mar, Centro, Itaparica 

Funcionamento - Das 16h até o último cliente (todo dia)