Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Dia do Sorvete: 10 receitas feitas com essa delícia gelada

Para celebrar o Dia Nacional do Sorvete, nada melhor do que preparar uma receita gelada

• 23/09/2013 às 15:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 13:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta segunda-feira (23) comemora-se o Dia Nacional do Sorvete. A data foi instituída no Brasil pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor Sorvetes (ABIS) e marca o início das temperaturas mais altas no país, quando o consumo do alimento aumenta.
O sorvete surgiu na China há mais de três mil anos, quando os chineses começaram a misturar neve com frutas. Esta técnica foi passada aos árabes, que começaram a produzir caldas geladas. Na Grécia Antiga também já era possível encontrar frutas e saladas geladas servidas com a neve que era trazida das montanhas pelos escravos. Em 1292, Marco Polo levou o segredo do preparo do sorvete para a Itália, onde o alimento se popularizou. No Brasil, o alimento ficou conhecido em 1834, quando comerciantes cariocas compraram gelo vindo de um navio norte-americano e começaram a misturar com frutas. Como naquela época não havia maneira de conservar o doce gelado, era preciso consumir logo após o preparo. Hoje em dia, os Estados Unidos, responsáveis pela primeira produção industrial do alimento, são o principal fabricante de sorvete do mundo. Veja também: Romeu e Julieta: faça um delicioso sorvete de queijo com calda de goiabada Veja agora 10 receitas diferentes com sorvete e escolha a que mais te agrada para preparar e celebrar a data.
Ingredientes:16 biscoitos tipo cookies de chocolate 1 pote de sorvete de creme ou de baunilha Ingredientes para a calda:100 ml de creme de leite fresco 150 g de chocolate meio amargo picado 25 g de manteiga 2 colheres (sopa) de karo Modo de Preparo:Deixe o sorvete fora do freezer por uns 10 minutos ou até que fique maleável. Coloque meia bola de sorvete entre dois biscoitos, aperte ligeiramente e coloque em um prato no freezer. Repita a operação com os biscoitos restantes. Enquanto os sanduíches gelam, prepare a calda: em uma panela, aqueça o creme de leite até começar a ferver. Retire do fogo e junte o chocolate, a manteiga e o karo. Misture bem e leve ao fogo bem baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até a mistura começar a engrossar. Retire do fogo e reserve. Sirva as cookies geladas com um pouco de calda de chocolate.
Ingredientes:2 unidades de maçã Fuji ½ xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de manteiga ½ colher (café) de canela em pó 100 ml de rum 2 bolas de sorvete de café Modo de preparo:Descasque as maçãs e corte-as em cubos não muito pequenos. Em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe derreter, depois coloque o açúcar até formar um caramelo. Aos poucos, acrescente as maçãs até elas caramelizarem por fora, flambe com rum e sirva ainda quente, com um pouco de canela em pó por cima e uma bola de sorvete de café como guarnição.
Ingredientes:100 ml de leite 03 bolas de sorvete de creme 03 colheres (sopa) de ovomaltine Modo de preparo:Misture o sorvete de creme com o leite e bata bem, até que fique pastoso. Misture o ovomaltine com o milk-shake batido, com ajuda de uma colher, até que a mistura fique uniforme. Finalize decorando o copo com calda de chocolate e sirva imediatamente.
Ingredientes:12 bananas prata bem madura 500 g de açúcar mascavo 500 ml de melaço 10 ramas de canela Sorvete de nata para acompanhar Modo de preparo:Descascar e cortar as bananas e levar ao fogo com o açúcar, o melaço e a canela. Deixe em fogo baixo mexendo sempre até que vire uma pasta escura e bem espessa com pedaços fundidos. Sirva com sorvete de nata.
Ingredientes:1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 xícara (chá) de leite 1 lata de creme de leite sem soro 1 e 1/2 litro de sorvete de creme 1 caixa de chocolate Bis picado Modo de preparo:Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o chocolate em pó e o leite. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Em uma forma de furo central com 22 cm de diâmetro, coloque metade do sorvete e pressione. Leve ao freezer por 10 minutos. Em seguida despeje o brigadeiro ainda quente e por cima, coloque o restante do sorvete, pressionando mais uma vez. Leve ao freezer por 6 horas ou até o sorvete firmar novamente. Desenforme e cubra com o Bis picado.
Ingredientes para a massa:250 ml de água 100 gr de manteiga sem sal 1 gr de sal 1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo 6 unidade(s) de ovo quanto baste de sorvete de creme Ingredientes para a calda:200 gr de chocolate meio amargo picado(s) 1 lata(s) de creme de leite sem soro Modo de preparo da massa:Preaqueça o forno a 200ºC, e prepare uma assadeira grande, untando e cobrindo com papel manteiga. Em uma panela média ferva a água, a manteiga e o sal. Adicione a farinha de trigo toda de uma vez e cozinhe, mexendo sem parar, por 3 a 4 minutos, até a massa se desgrudar do fundo da panela (semelhante à massa de coxinha). Deixe amornar. Passe a massa para a tigela de uma batedeira (para essa massa, você vai precisar utilizar o garfo para massas médias a pesadas). Bata em velocidade baixa, acrescentando os ovos, um a um, aos poucos, até formar uma massa mole, lisa e brilhante. Passe a massa para um saco de confeitar com bico liso de uns 2,5 ou 3 cm de diâmetro e faça pequenas bolinhas (se não tiver o saco de confeitar, você pode moldar os doces com colheradas). Leve ao forno a 200ºC por 10 minutos, abaixe o forno para 160ºC e asse por mais uns 40 minutos, até a massa dourar. Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutos e passe os doces para uma grade, para terminarem de esfriar (dessa forma, a massa não fica úmida na base, o que comprometeria sua textura). Depois de frios, abra os doces na metade e recheie com o sorvete de creme. Modo de preparo da calda:Derreta o chocolate em banho-maria em seguida adicione o creme de leite. Mantenha essa calda aquecida. Despeje a calda quente de chocolate por cima do profiteroles e sirva imediatamente.
Ingredientes:1 litro(s) de leite 1 lata(s) de leite condensado 2 colher(es) (sopa) de açúcar 1 colher(es) (sobremesa) de amido de milho 1 colher(es) (sopa) de manteiga 3 unidade(s) de gema de ovo 5 gotas de aroma de baunilha 120 ml de xarope natural de rosas Modo de preparo:Coloque os ingrediente (exceto o xarope) em uma panela e leve ao fogo alto mexendo bem e sempre até a mistura começar a engrossar. Em seguida despeje em um recipiente para esfriar. Quando já estiver frio adicione o xarope de rosas e mexa bem. Leve ao congelador e mexa de meia em meia hora, até atingir a consistência de sorvete.
Ingredientes: 1 colher (sopa) de suco de limão 1 lata de leite condensado 2 xícaras (chá) de manga madura cortada em cubos 1 xícara (chá) de morangos cortados em lâminas Modo de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos os morangos. Misture os morangos cuidadosamente. Coloque nas formas de picolé. Leve ao freezer para congelar. Quando for servir, retire do freezer 5 minutos antes de desenformar.
Ingredientes:1 lata de creme de leite com soro 400g de chocolate ao leite para cobertura picado 200g de chocolate meio amargo para cobertura picado 1 pote de sorvete napolitano Modo de preparo:Em uma panela, coloque o creme de leite. Leve ao fogo médio até aquecer, misturando sempre. Retire do fogo, junte os chocolates e misture até ficar homogêneo. Coloque em uma panela para fondue. Utilize um boleador pequeno usado para fazer bolas de melão para bolear o sorvete. Coloque as bolas de sorvete em uma travessa e sirva com o fondue. Se quiser, sirva com farofa de amendoim. Para que as bolinhas de sorvete fiquem duras, boleie em um prato e leve ao freezer até o momento de servir o fondue.
Ingredientes:1 tablete de chocolate branco picado 150g de Cream Cheese 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele e picado 6 bombons Sonho de Valsa picados ou de sua preferência Modo de preparo:Em uma tigela, coloque o chocolate branco, o Cream Cheese e leve ao banho-maria até que derreta e fique homogêneo. Sem pressa, deixe esfriar. Em taças, faça camadas intercalando o creme de chocolate, o amendoim e o Sonho de Valsa. A gora é só deixar na geladeira até a hora de servir.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia