Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Dicas para economizar energia no ambiente de trabalho

Se você trabalha com o computador, lembre-se de desligá-lo no fim do expediente e retirá-lo da tomada

• 02/12/2015 às 14:59 • Atualizada em 30/08/2022 às 23:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Assim como em casa e nos condomínios, a busca por economia de energia no ambiente de trabalho se torna necessária, já que uma das prioridades das empresas é reduzir os gastos. Pode não parecer, mas atitudes pequenas influenciam no valor pago e ajudam a tornar o local em que você trabalha mais sustentável.
Por exemplo, se você trabalha com o computador, lembre-se de desligá-lo no fim do expediente e retirá-lo da tomada. Não deixe que a pressa ou a preguiça façam com que o aparelho fique ligado. Além de gastar energia, não é seguro, já que pode causar um curto circuito. Ao sair para o almoço, se for por menos de 1 hora, desligue o monitor, já que este é o responsável por consumir 70% de energia. Evite deixar acessórios, como caixa de som e impressora, ligados.
Durante o dia, o ideal é que a empresa tente aproveitar ao máximo a luz natural, deixando sempre as cortinas e persianas abertas. Uma dica para aproveitar melhor esta luz é ter tetos e paredes internas pintadas com cores claras, já que estas refletem melhor, o que diminui a necessidade de iluminação artificial. E não se esqueça: a última pessoa a deixar a sala tem que apagar a luz. Se você trabalhar em andares baixos, evite o elevador e vá de escada. Ajuda na economia de energia e na sua saúde. Outra dica é optar pelo uso de aparelhos de telefones fixos no escritório, pois os tipos sem fio consomem energia. Desligar as cafeteiras elétricas após todos os funcionários se servirem é também uma dica simples que ajuda a diminuir o gasto. É importante lembrar que a manutenção periódica de bebedouros e geladeiras também são importantes.Na Bahia, é difícil abrir mão do ar-condicionado em um ambiente de trabalho. No entanto, é possível ter cuidados para que ele consuma menos energia do que o necessário. Para isso, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas. Assim como desligar a luz, é importante também desligar o ar-condicionado quando a sala não for mais utilizada.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais