Carros

Dicas para viajar de carro e economizar

É sempre importante estar atento a alguns detalhes para garantir uma maior economia em viagens de carro

Acorda Cidade
Redação Acorda Cidade

Todos nós precisamos de férias de vez em quando, e não há nada mais divertido do que dirigir e desfrutar da beleza pelo caminho em uma viagem pela estrada a fora. Confira algumas dicas sobre como fazer isso gastando pouco:
Planejar, planejar, planejar
É importante definir desde o início o dinheiro que você tem disponível para gastar e alocar quanto será empregado em cada parte da viagem.
Ao planejar o orçamento, devem ser considerados elementos essenciais, como alimentação, combustível e hospedagem. Em seguida, decida quanto dinheiro você pode gastar em atividades de diversão, entretenimento e lembrancinhas. Nunca se esqueça do inesperado, ou seja, é essencial ter algum dinheiro reservado para emergências.
Parece muito óbvio, porém se economiza muito quando se tem bem claro e organizado como chegar ao seu destino - identificando a rota mais turística, mas também segura e direta, fazendo reservas de hotel, avisando o banco de que você estará de férias e até planejando onde as paradas serão feitas. Não se esqueça de levar um mapa, para casos em que o GPS não funcione!
Faça a revisão e ajuste o veículo
Isso não é apenas importante para sua segurança, mas também para seu bolso. Se seu carro começar a ter problemas ou mesmo quebrar, você terá que pagar por reparos que podem ultrapassar os fundos de emergência do seu orçamento. 
Para lembrar o básico, troque o óleo, verifique se todos os fluídos estão no nível adequado e se certifique de que todos os faróis estão 'ok' e de que não há nenhuma luz de aviso no painel.
Use os pneus corretos
Você conhece o terreno por onde trafegará? Cada rota tem seus próprios desafios, como superfícies irregulares, estradas de terra, condições meteorológicas ou trânsito intenso. Por isso, informe-se com seu revendedor mais próximo se seu pneu é adequado para o terreno sobre o qual pretende viajar.
Por exemplo, se planeja uma viagem com sua família nas próximas férias em um SUV, o pneu ideal é o que tem a melhor tração em piso molhado e alta durabilidade, além de oferecer melhor desempenho e economia.
É importante se certificar de que os pneus estão com a pressão correta. Uma pressão abaixo do ideal representará em um maior gasto com combustível. Não se esqueça de verificar se há desgaste nos pneus. Examine a banda de rodagem antes de embarcar e assim evitar contratempos.
Economia de gasolina
Considere encher o tanque quando o sol estiver baixo, durante a noite ou muito cedo pela manhã, pois a gasolina é mais densa em temperaturas menos elevadas. É melhor não encher muito o tanque e, sempre que possível, somente pela metade - menos combustível significa menos peso.
É recomendável usar o ar condicionado, em vez de deixar as janelas abertas, quando se dirige em velocidades mais altas. O arrasto do vento causado quando as janelas estão abertas aumenta o consumo de gasolina ao se dirigir em alta velocidade. Em compensação, é bom baixar as janelas quando se dirige devagar e aproveitar o ar fresco.
Se seu carro tiver controle automático de cruzeiro, use esse recurso para evitar tocar o acelerador quando não for necessário. Cada vez que aceleramos, estamos gastando mais combustível.