Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Dilma Rousseff é reeleita e comanda o Brasil por mais quatro anos

Candidata à reeleição pelo PT, ela desbanca Aécio Neves (PSDB) em corrida eleitoral tensa, marcada por viradas e tragédias

• 26/10/2014 às 19:31 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Na eleição mais acirrada da história da democracia brasileira, Dilma Rousseff (PT) saiu arranhada, mas com vida para governar o Brasil por mais quatro anos. Em disputa contra Aécio Neves (PSDB), ela foi reeleita com pouco mais 2% de diferença entre os eleitores - 51,63% contra 48,37%. Em número de votos, ela conquistou 54.437.141 milhões de votos, enquanto o tucano obteve 51.004.310 milhões de votos (apuração ainda não foi encerrada). Mais de 142 milhões de brasileiros estiveram aptos a escolher quem comandaria o país pelos próximos quatro anos. A vitória petista, partido que já está no poder há 12 anos - oito do governo Lula e quatro da primeira gestão de Dilma -, veio no segundo turno depois de uma corrida eleitoral carregada de tensão, viradas, tragédia e acusações. A candidata petista venceu em 15 estados, enquanto o tucano saiu vencedor em outros 12 e o Distrito Federal.A votação expressiva de Dilma Rousseff mais uma vez fez a diferença. Ela venceu no em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe. Venceu também em Pernambuco, onde havia tido votação menor que Marina Silva, que decidiu apoiar Aécio Neves no segundo turno. Na região Norte, ela venceu no Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins. Fora do eixo Norte-Nordeste, ela saiu vitoriosa em Minas Gerais, reduto do candidato tucano, e no Rio de Janeiro. Já Áecio Neves vencei no Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Acre, reduto de Marina Silva, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. No Twitter, ela agradeceu aos eleitores pela reeleição. "Muita obrigada! #Dilmais quatro anos".
Cria do ex-presidente Lula, Dilma Rousseff venceu o primeiro turno, mas chegou à etapa decisiva contra o tucano ameaçada - Aécio Neves ressurgia numa crescente galopante após ocupar o terceiro lugar, ganhara o apoio de Marina Silva (PSB, herdeira da candidatura de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto deste ano, e assumira a ponta das primeiras pesquisas de inteção de votos do segundo turno.Pela frente, Dilma tem sobretudo o desafio de reaquecer a economia brasileria ao mesmo tempo que aprimora os programas sociais, marca da gestão petista. Além disso, tem a missão de reagrupar o país, dividido nestas eleições bastante acirradas: de um lado, correligionários do PT e do outro, eleitores de Aécio Neves e outros brasileiros que exigem novas lideranças no governo federal. Diferença de horário do Acre nas eleições gera comentários polêmicos nas redes sociaisBoato sobre envenenamento de Youssef é 'inaceitável', diz ministro da JustiçaTwitter divulga mapa dos tuítes sobre Dilma e Aécio pelo Brasil; confira'Alguém votou no meu lugar', reclama David Brazil em rede socialMarina quase protagonista e morte de Eduardo CamposDilma Rousseff e Aécio Neves foram os protagonistas do segundo turno, mas Marina Silva (PSB) também foi personagem importante nas eleições 2014. Depois de votação expressiva em 2010, ainda que não tenha ido para o segundo turno, a ambientalista começou a corrida presidencial como vice de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e ex-aliado do PT.
Mas um acidente aéreo em Santos, em agosto, dizimou a vida do candidato e dos seus auxiliares. Coube a Marina Silva assumir o lugar do companheiro e seguir em frente como alternativa ao PT e PSDB. Oxigenada pela comoção popular, a nova candidata do PSB chegou a encabeçar as pesquisas eleitorais, mas não resistiu aos ataques dos adversários e mergulhou em queda livre. Ex-integrante do PT e ex-ministra do governo Lula, restou a ela o apoio a Aécio Neves. Trajetória - Dilma Rousseff é natural de Belo Horizonte (MG), tem 66 anos, é divorciada e tem uma filha. Lutou contra a ditadura militar e foi torturada. Nos anos 80, foi secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre. Na década seguinte, atuou como secretária de Minas e Energia do governo gaúcho. Ela filiou-se ao PT em 2001 e integrou o governo Lula desde o início, em 2003. Foi ministra de Minas e Energia e, depois, ministra-chefe da Casa Civil. Para as eleições de 2010, foi indicada por Lula como candidata do PT a presidente. Disputou segundo turno com José Serra e se tornou a primeira mulher eleita presidente do Brasil.Primeira gestão e próximos desafiosEm um governo de continuidade, Dilma manteve e ampliou programas sociais da gestão Lula e implantou iniciativas que levaram à redução da pobreza, da fome e da desigualdade. Criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ampliou programas de empreendedorismo. Também implantou um programa de concessões para obras de infraestrutura e logística, muitas ligadas à realização da Copa do Mundo. Em um governo marcado por episódios de corrupção, Dilma chegou a demitir seis ministros em dez meses, em 2011. A presidenta reeleita também enfrentou problemas com a economia, com queda no ritmo do crescimento do país e avanço da inflação.Com os programas sociais assentados, Dilma Rousseff tem a missão de fazer o Brasil avançar no campo econômico e conter a alta da inflação, além de encontrar caminhos para desviar da crise econômica internacional. E o que pode ser sua tarefa mais árdua. Não só governar para seus eleitores, mas também os mais de 50 milhões de brasileiros que votaram em Aécio Neves e clamam por mudanças no país.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil