Viver Bem

Esportes coletivos trazem benefícios para o corpo e a mente

prática de esportes coletivos oferece vantagens que vão além do condicionamento físico e da manutenção do corpo

Especial de Conteúdo
Oferecimento
Exercitar o corpo oferece diversos benefícios à saúde, ainda mais quando contamos com a companhia de outras pessoas que têm os mesmos objetivos. Por isso, a prática de esportes coletivos, como tênis, futebol, vôlei e basquete, oferece vantagens que vão além do condicionamento físico e da manutenção do corpo, pois é também uma forma de cuidar da mente. Para quem mora em um local espaçoso com áreas de lazer e perto de áreas verdes, a motivação para a prática esportiva torna-se ainda maior.

Escolher o esporte coletivo para praticar costuma ser o mais difícil, afinal, não existe um que traga mais benefícios que o outro. A escolha geralmente é baseada no gosto individual, no círculo de relacionamento e nas habilidades de cada um. O tradicional futebol com os amigos ainda é a atividade mais popular em nosso país, mas modalidades coletivas como basquete, voleibol, handebol e outros também fazem sucesso entre crianças, adolescentes e adultos.

Seja nas quadras dos residenciais, nos clubes ou na praia, o importante é que a prática seja um momento para relaxar a mente, estar entre amigos e cuidar do corpo.

ESPORTES COLETIVOS NA INFÂNCIA
Os exercícios físicos trazem ainda mais benefícios para a saúde física e mental das crianças. Por isso, exercitar a garotada desde cedo é fundamental. O esporte abre portas para a sociabilidade e contribui para a educação. Além disso, o contato desde cedo com esse tipo de atividade cria uma rotina na vida das crianças, o que pode contribuir, por exemplo, com um futuro mais saudável, com mais disciplina e habilidade para trabalhar em grupos.

Os esportes ajudam ainda mais no processo de crescimento e formação da criança. Seja na escola ou na quadra do residencial, as crianças aprendem o valor do trabalho em equipe. Outro destaque do esporte coletivo para os pequenos é a oportunidade que eles têm em exercitar habilidades como liderança e comunicação.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA
- Melhora na disposição física;

- Aumento na produção de serotonina e dopamina, hormônios que influenciam diretamente no humor, combatendo a depressão;

- Melhora do fluxo sanguíneo no cérebro, gerando maior transmissão de informações entre os neurônios, que auxiliam na memória e raciocínio;

- Desenvolvimento da autoconfiança, o que contribui para melhorar a qualidade de vida, principalmente, de pessoas que sofrem com a timidez;

- Aumento no convívio social, já que dependem da interação entre os participantes;

- Senso de trabalho em equipe e de delimitação de papéis, pois cada participante tem uma função específica dentro do grupo.

A prática de esportes é apenas um dos motivos para viver em um empreendimento Alphaville Urbanismo. Quer saber quais são os outros? No blog da Alphaville Urbanismo é possível encontrar mais sobre o assunto.