Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

'Eu tive medo de morrer', afirma Susana Vieira sobre leucemia

Atriz contou sobre o processo de tratamento da doença no Fantástico (TV Globo) no domingo (18)

Redação iBahia • 19/11/2018 às 13:27 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A atriz Susana Vieira abriu o jogo e falou com a jornalista Poliana Abritta na noite de domingo (18), no Fantástico (TV Globo) sobre a sua doença. Susana foi diagnosticada com leucemia há três anos, mas o público soube da notícia a pouco mais de uma semana. "Tiveram que trocar minha fralda porque eu não podia levantar. Isso foi muito pesado. Pelo lado da minha vaidade. Aí bateu, aí você vê que está doente", lamentou a artista.

Foto: Reprodução | TV Globo

"Quando eu me vi tão exibida, tão vaidosa, tão Senhora do Destino, tão rainha de bateria, a bailarina do Teatro Municipal, Susana Vieira, com uma enfermeira tendo que trocar minha fralda?", disse emocionada.

A intérprete de grandes personagens da TV brasileira contou que assim que viu seu médico foi perguntar quanto tempo tinha de vida. "A primeira pergunta que eu fiz pra ele [o médico]: 'Eu vou morrer quando?' E o médico disse que eu vou morrer, sim. Mas não necessariamente dessa doença", explicou.

Ainda assim, Susana afirmou que ficou com medo de morrer. "Eu tive medo de morrer. Se a morte chegar, vou esbofeteá-la", confessou. "Eu acho que quando você fica doente, para todos nós que somos produtivos e independentes, existe um medo de ficar dependente, medo do desemprego, medo da solidão. Existe a vergonha de você ficar doente. O que eu mais valorizava na vida era eu ter saúde, que eu tinha 50, 60, 70 anos, com muita saúde".

Quando recebeu o diagnóstico, Susana revelou que estava em uma novela e ficou em dúvida se poderia ou não continuar no ar na época. "Eu estava fazendo a novela [A Regra do Jogo]. Perguntei se ia poder continuar gravando, e o médico disse que sim. Mas médico não sabe o que é gravar novela, são dez horas de trabalho por dia, e você precisa estar viva, com energia. E eu fiz a dona daquele morro, a Adisabeba. Depois, fiz um ano inteiro daquele programa que me divertia, o 'Vídeo Show'. Aquilo foi outra terapia. E eu fiz o seriado 'Os Dias Eram Assim', isso tudo com a doença", lembrou.

Susana Vieira foi identificada com Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), que é um tipo menos agressivo de câncer, que não impede o desenvolvimento de células saudáveis. "Eu fiz exames durante umas 24 horas, e quando veio esse diagnóstico de LLC, eu não sabia o que era pior: se a leucemia, se a linfocítica ou se a crônica", brincou.

A atriz passou por sessões de quimioterapia, mas não deixou o tratamento afetar sua aparência. "A segunda pergunta foi: 'Vou perder meu cabelo?'. Porque a gente é mulher e morrerá mulher, e cabelo para nós é algo tão importante, um trauma que só nós sabemos", afirmou.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto