Carros

Frio faz mal para o carro: veja quais cuidados tomar

Entre outras questões, o veículo gasta mais energia para ligar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nesta terça-feira (21), completa-se oficialmente um mês do inverno no Brasil. As temperaturas naturalmente estão mais baixas e elas trazem problemas para o carro. Com a pandemia de Covid-19, a situação pode preocupar ainda mais, pela menor frequência de uso dos veículos.

Isso porque as baixas temperaturas dificultam o processo de ignição, aumentando a possibilidade de os veículos apresentarem panes no sistema elétrico. “Nos dias mais frios, o óleo do motor se torna mais espesso, por estar resfriado. Dessa forma, a partida no carro acaba exigindo mais energia da bateria”, destaca Adelmo Leite, coordenador de Assistência Técnica da Clarios, produtora da marca Heliar.

Caso o motorista perceba que a luz de anomalia no painel esteja acesa, é preciso procurar a ajuda de um especialista, como um eletricista. “Ele pode identificar a origem da falha, fazer um teste funcional para medir a vida útil da bateria e identificar se o alternador está realizando a recarga corretamente”, indica o coordenador de Assistência Técnica.

Confira as dicas da Heliar para evitar panes no carro:

  • Antes de dar a partida, desligue todos os equipamentos elétricos, como rádios, ar condicionado, GPS, entre outros;
  • Não deixe o rádio ligado quando o carro estiver desligado, pois essa demanda elétrica recairá totalmente na bateria;
  • Após dar a partida, permaneça com o carro ligado por pelo menos 15 minutos, assim o alternador terá tempo suficiente para repor a carga que a bateria perdeu ao fornecer energia para iniciar o motor do carro;
  • Se atente aos sinais do painel e a luzes oscilando, pois isso pode demonstrar algum problema no alternador;
  • Faça sempre revisões no seu veículo com profissionais capacitados.