Educação

Hora de aprender: veja lista de cursos e oficinas gratuitas

Oportunidades estão disponíveis para diferentes públicos em variadas áreas de conhecimento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Aprendizado nunca é demais. Por isso, diversos profissionais trabalham para espalhar o conhecimento e capacitar profissionais, mesmo durante esse período de pandemia do novo coronavírus. Confira abaixo uma lista de cursos e oficinas oferecidos para diferentes públicos, desde crianças até profissionais formados.

Reciclarte - 26, 27 e 28 de fevereiro

O Reciclarte – Oficina de Iniciação Musical para Crianças é ministrado pela cantora e arte-educadora soteropolitana Lêda Chaves, o projeto visa introduzir a música e seus ritmos e melodias ao universo infantil, através de instrumentos musicais confeccionados pelos pequenos, com materiais recicláveis. Com 15 vagas gratuitas para crianças de 6 a 8 anos, é possível se inscrever gratuitamente através do Sympla. As oficinas acontecem sexta-feira (26) às 18h, e no sábado (27) e domingo (28) às 10h.

Foto: divulgação

Oyá Criativa - a partir de março

Promovido pelo Instituto Oyá, o curso de Designd e Moda está com inscrições abertas para pessoas com 17 anos ou mais de idade, que tenham aptidão ou experiência na área, e sejam residentes em Salvador. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Oyá, na seção Oyá Criativa, ou no link da bio do Instagram. As aulas começarão em março e encerrarão em novembro de 2021, com previsão de encontros on-line e presenciais, na sede do instituto em Pirajá.

Mostra Elas-Ações Formativas - a partir de 15 de março

O projeto está com inscrições abertas para as cinco últimas turmas de seu ciclo de formação em funções técnicas e criativas no campo do cinema e do audiovisual, ofertadas gratuitamente a mulheres da Bahia, além de pessoas trans e não-bináries. De 16 de fevereiro a 2 de março, interessadas podem garantir vaga nas oficinas “Captação de Som para Cinema e TV”, com Ana Luiza Penna; “Direção de Arte”, com Andressa Mascarenhas; e “Montagem”, com Nin La Croix. Depois, de 23 de fevereiro a 9 de março, entram no ar as inscrições para “Assistência de Direção”, com Tais Bichara; e “Roteiro de Ficção”, com Amanda Aouad. Para participar, é necessário preenchimento de formulário disponível no site do projeto.

Foto: divulgação

Instituto JCPM - a partir de março

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, que atua nos bairros do entorno do Salvador Shopping e Salvador Norte, abriu 120 vagas para cinco opções de cursos gratuitos, sendo: Multidisciplinar (70), Laboratório de Aplicativos (20), Emprego e Carreira (15) Projeto de Vida com PNL (10) e Laboratório de Escrita Criativa (5 vagas). As inscrições podem ser realizadas até 24 de fevereiro, através do link.

Rodada de Negócios do SSA Adapta.Lab

A iniciativa fará uma rodada de negócios para fazer obras de escritores virarem filmes. Os autores e autoras de obras literárias interessados em propor a adaptação de suas obras tem até o dia 28 de fevereiro para fazer sua inscrição, on-line e gratuita, na Rodada de Negócios do SSA Adapta.LAB. Das 10 vagas disponíveis, 20% são destinadas a escritores negros/afrodescendentes. Para seleção, o autor deve enviar, no momento da inscrição, portfólio, sinopse da obra, e até três páginas de livro, conto, crônica, fábula ou novela já publicados, em qualquer formato (físico ou e-book), para o qual deseja adaptação. O arquivo deve ser enviado em formato PDF.

Afroformação - de 15 a 31 de março

O curso de formação fundamental em produção audiovisual para pessoas negras será ministrado por cinco professores negros – Ailton Pinheiro, Alessandra Novaes, Dayane Sena, Marcelo Lima e Mel Campos – e abordará o tripé de um projeto audiovisual: produção executiva, roteiro e produção, com um olhar voltado para narrativas negras. Inscrições podem ser feitas até 8 de março no site Doity.

Foto: divulgação

CINÉTICA – Circuito Contemps

O projeto vai oferecer, em sua terceira edição, 25 turmas de workshops online e gratuitos de variadas técnicas e práticas contemporâneas de dança. Cada turma tem 30 vagas, que serão ocupadas a partir de inscrições realizadas no site do projeto, enquanto houver disponibilidade.

Foto: Isabel Abreu