Educação

Nota máxima: confira 3 dicas de preparação para o ENEM

Prova acontece acontece nos dias 4 e 11 de novembro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está preparado(a) para o ENEM 2018? A doutora em educação e diretora de escola, Dinamara Machado, garante que entender a prova é mais importante do que estudar exaustivamente. "É um exame de resistência, que força menos no nível de dificuldade das questões, mas pede mais atenção e interpretação”. A prova acontece nos dias 04 e 11 de novembro.

Foto: divulgação

A melhor orientação é que os participantes se concentrem para analisar com assertividade os enunciados. "O estudante precisa trabalhar a capacidade de limpar seu espaço mental para iniciar outra questão e conseguir chegar ao fim da prova com uma boa reserva de esforço e absorção”, indica Dinamara.

A especialista listou três dicas chaves de preparação do ENEM. Confira:

 1.    Refaça os testes dos anos anteriores

É importante que os estudantes estejam habituados à linguagem e ao estilo da prova (gráfico, textos grandes para o enunciado). “Cada exame tem sua forma de dialogar. Prepare-se para entender a linguagem, como as questões são feitas e o que será pedido de você. Aproveite os testes anteriores para entender o que é esperado de você”.

2.    Cronometre o tempo de resolução

Para não perder a noção de tempo, habitue-se a cronometrar o tempo mínimo de resolução de cada questão e do total do exame quando for praticar. “É importante saber quanto tempo você leva para resolver questões da área em que se tem mais dificuldade”.

3.    Escreva espontaneamente sobre temas de redação

Desista de tentar prever qual será o tema de redação deste ano, pois muito provavelmente você não vai acertar. Você precisa ficar conectado com os fatos atuais e escrever espontaneamente sobre eles, com frequência. "O ENEM espera que o estudante consiga se posicionar de forma ética, igualitária, com coerência e boa argumentação sobre qualquer tema que surgir em sua vida como cidadão".