Natal

Saiba o que fazer com as sobras do peru de Natal

A carne pode ser transformada em sanduíches, omeletes e até em pratos mais elaborados

Redação iBahia

Depois da ceia de Natal, é normal que o anfitrião termine a noite com algumas sobras de comida, principalmente de peru. Se desfazer de tanta comida é um grande desperdício, mas muitas vezes não se sabe o que fazer com a carne. 

A primeira opção é consumir o peru no café da manhã do dia seguinte. A carne pode ser usada no preparo de um sanduíche, como recheio em panquecas ou omeletes, ou em um picadinho, feito na frigideira com farofa e inhame. Além disso, o peru pode ser usado em pratos amis elaborados, que podem ser servidos inclusive na ceia do Réveillon. Escondidinhos, escaldados, saladas, tortas, sopas e risotos são algumas das opções de pratos que podem ser feitos com as sobras do Natal.

E se depois disso ainda sobrar peru, lembre-se que a carne pode ser congelada e usada até seis meses depois.

Confira algumas receitas:

Ingredientes:

4 mandioquinhas

3 batatas

1/2 xícara de leite

1 colher de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

½ kg de sobras de peru assado

1 colher (sopa) de parmesão

1 dente de alho espremido

1 cebola picada

1 erva doce fresca fatiada

1 colher (chá) de semente de erva doce

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha e a batata, esprema e faça um purê com a manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue a erva doce, cebola e alho no azeite. Coloque a semente de erva doce e as sobras do peru desfiado. Num refratário, alterne uma camada de purê com o refoagdo de peru, cubra com o purê restante, polvilhe parmesão e leve ao forno para gratinar.

Ingredientes para a massa:

2 xícaras (chá) de cereal matinal sem açúcar triturado

6 colheres (sopa) de margarina light

1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes para o recheio:

1 colher (sopa) de margarina light

1 cebola ralada

100g de cogumelos fatiados

1 xícara (chá) de peru fatiado e picado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite desnatado

1 copo de requeijão cremoso light

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo da massa:

Em uma tigela, misture o cereal triturado com a margarina e o sal. Amasse bem. Forre uma forma pequena de aro removível (22cm de diâmetro) e reserve.

Modo de preparo do recheio:

Em uma panela, aqueça a margarina e doure a cebola. Acrescente o cogumelo e o peru e refogue. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente ao refogado e mexa sempre, até formar um creme espesso. Retire do fogo, acrescente o requeijão, o sal e a salsa. Espere esfriar e despeje sobre a massa da torta. Polvilhe o queijo ralado e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 50 minutos. Sirva.

Ingredientes:

250 g de lentilha

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem, mais um pouco para servir

1 cebola picada

2 pimentões vermelhos fatiados

2 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de sementes de cominho

250 g de cogumelos frescos fatiados

raspas e suco de 1 limão

um punhado de salsinha

250 g de peru assado em tiras

sal e pimenta

Modo de preparo:

Cozinhe a lentilha numa panela grande com água fervente com sal por 35-40 minutos, até ficar al dente. Retire a água e transfira para uma saladeira. Aqueça o azeite numa frigideira e adicione a cebola e o pimentão. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos, até começarem a amolecer. Acrescente o alho e as sementes de cominho e cozinhe por 1 minuto. Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe por mais 2-3 minutos, até ficarem macios. Misture os legumes com a lentilha ainda morna, as raspas e o suco de limão e adicione o azeite, cobrindo bem. Tempere a gosto. Espere a salada ficar em temperatura ambiente para juntar o peru. Deixe marinar por 30 minutos antes de comer.