Saúde

Seis benefícios do yoga para a saúde

Yoga trabalha o corpo e a mente de forma equilibrada através exercícios que auxiliam no controle do estresse e ansiedade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Está constantemente estressada (o)? Perdendo o foco no trabalho ou estudos? O Yoga pode te ajudar a controlar melhor sua mente para que ela influencie o corpo e, consequentemente, todo o organismo para trabalhar de forma harmônica e equilibrada. Os benefícios dessa prática de meditação já estão sendo reconhecidos pela ciência.

O autor de livros sobre Yoga e editor do Yoga Journal, Timonthy McCall, reuniu várias comprovações científicas sobre os efeitos desse tipo de meditação para o corpo e para a alma.

Foto: Eduardo Mafra

O Yoga trabalha o corpo e a mente de forma equilibrada através exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade e dores no corpo e na coluna. Os benefícios são percebidos em pelo menos três meses.

Confira 6 benefícios do Yoga baseados na metodologia do Desafio Yoga, da instrutora internacional Leilane Lobo:

1. Melhora o sono

O Yoga causa relaxamento, tranquilidade e facilita uma boa noite de sono. Essa meditação aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, para ter mais qualidade e profundidade.

2. Aumenta a flexibilidade

As posições físicas praticadas no Yoga ajudam no ganho de flexibilidade, pois trabalham o conjunto capacidade cardiorrespiratória, força e composição corporal.
Foto: Eduardo Mafra

3. Ajuda no emagrecimento


Os exercícios do Yoga tonificam seus músculos e acelera o metabolismo, o que contribui na queima de calorias. Além disso, com a meditação a pessoa consegue controlar a ansiedade e a vontade de comer.

4. Previne dores

Durante a Yoga, todos as articulações são estimuladas ao máximo do movimento que conseguem fazer. O que previne artrite, já que o líquido sinovial(que nutre a articulação) fluir, diminuindo o atrito entre cartilagens e ossos.

5. Aumenta a imunidade

O ato de contrair e alongar os músculos durante as poses melhora drenagem da linfa, um líquido que contém células que "lutam" contra infecções, células cancerígenas. Além disso, ainda limpar as toxinas do corpo de forma mais eficiente.

6. Previne doenças cardiovasculares


Os exercícios respiratórios e posturas relaxantes melhoram o fluxo sanguíneo e oxigenação das células. Além disso, o Yoga reduz o estresse, que é considerado uma das principais causas de doenças cardiovasculares.
Foto: Eduardo Mafra