Tecnologia

Senai-Cimatec terá supercomputador mais rápido da América do Sul

Centro de supercomputadores será construído na capital baiana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Na sede do Senai-Cimatec, em Salvador, será construído um centro de supercomputadores para inovação industrial. O centro vai contar com dois superequipamentos, sendo um deles o mais rápido em processamento da América do Sul.

O anúncio da construção do centro, que vai fazer parte do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho, aconteceu nesta sexta-feira (20). O projeto terá investimentos de R$ 42 milhões e, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), vai fomentar a formação e capacitação de pesquisadores em várias áreas de instituições de ensino superior e técnico e vai permitir que a Bahia atenda às demandas dos segmentos de petróleo e gás, além de outras indústrias.

Uma parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a empresa BG Brasil, e os governos federal e estadual vai permitir a aquisição das máquinas e a implantação do centro. Ainda segundo a Secom, a empresa Intel já demonstrou interesse em ampliar seus projetos no estado, motivada pelo projeto.