Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Tudo que você precisa saber para financiar a casa dos sonhos

Crédito imobiliário tornou-se uma alternativa atraente

Redação iBahia • 08/05/2018 às 13:10 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você sonha em morar em uma casa, com um jardim lindo, piscina, em um condomínio com toda a estrutura de lazer e segurança, mas acha que nunca vai conseguir o dinheiro para viabilizar o projeto? Comprar um terreno e construir a casa dos sonhos pode não ser tão caro quanto se imagina. Uma forma de concretizar esse desejo é realizar um financiamento.

Antigamente, pensar em financiamento era se imaginar em uma pilha mensais de boletos. Hoje, até para quem tem poupança e pode pagar à vista, o crédito imobiliário tornou-se uma alternativa atraente. Quem escolhe financiar, precisa pesquisar quais tipos de crédito são ideais para o que procura. Tanto o financiamento quanto o consórcio costumam ser boas opções, mas o financiamento de imóvel ainda é o caminho mais procurado. Por isso, é preciso entender direitinho as condições de pagamento e avaliar se as prestações cabem no orçamento, antes de fechar qualquer negócio.

Para quem quer comprar um imóvel pronto, o financiamento acontece assim: o banco faz o pagamento à vista para o proprietário, e você paga esse empréstimo ao banco de duas maneiras: uma parte à vista (a famosa entrada) e o restante de forma parcelada. E é por esse motivo que todo financiamento cobra juros. Ou seja, além de pagar o valor real do imóvel, você paga uma porcentagem sobre o dinheiro que o banco lhe empresto.

Já para os que optarem por construir, o financiamento funciona da seguinte forma: primeiro é preciso ter um terreno e estar com a documentação toda regularizada. Depois você deverá executar a primeira etapa da obra com o seu dinheiro e, a partir daí que o banco irá dar o sinal verde para o seu financiamento. Assim como no financiamento de um imóvel pronto, você também pagará pelos juros do valor que o banco te emprestou.

Se interessou pelo método do financiamento? Então confere como funciona:

Financiando um imóvel
Se você já encontrou o imóvel que deseja comprar, chegou a hora de ir a alguns bancos pedir uma simulação e uma pré-aprovação do crédito. Nessa hora é muito importante pesquisar o financiamento em mais de um banco, porque as taxas de juros mudam conforme cada instituição.

Os tipos de financiamento
Existem duas maneiras de financiar um imóvel: pela tabela Price (com parcelas de valor fixo) ou pelo Sistema de Amortização Constante, o SAC (com parcelas decrescentes). Alguns bancos usam as duas opções, outros aceitam somente uma. Por isso, é tão importante simular o financiamento em vários bancos, nas duas formas de pagamento, para comparar qual a melhor escolha para você.

Documentos
Após fazer a pesquisa e encontrar o banco que deseja fazer o financiamento e o método de pagamento escolhido, será necessário entregar originais e cópias dos documentos básicos: RG e CPF (do casal, se o financiamento for feito por ambos), comprovante de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda do casal, se for o caso).

O cálculo do financiamento
O valor total que o banco libera será calculado levando em conta o preço do imóvel, se ele é novo ou usado, a cidade que ele fica e a sua renda. Já o valor da parcela será determinado de acordo com o prazo de pagamento que você definir e o tipo do financiamento que você irá optar (SAC ou Price).

Tempo do Financiamento
É possível parcelar a sua casa em até 35 anos, mas esse prazo varia de acordo com o banco que escolher e a sua idade. Quanto mais velho você for, menor será o tempo permitido para que pague o imóvel.

Oportunidade
Agora que você já sabe como financiar um imóvel, é hora de buscar a casa dos sonhos. Os empreendimentos do Alphaville Urbanismo em Camaçari e Litoral Norte permitem esse tipo de financiamento e facilitam a vida do consumidor.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais