Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Turistas são presenças marcantes na 1ª noite do São João do Pelô

Elba Ramalho foi o grande destaque do evento, que também contou com Virgílio Miranda, Cangaia de Jegue e Cicinho de Assis

• 19/06/2014 às 2:52 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Sob um céu multicolorido de bandeirolas, unida pelo desejo de se divertir, uma multidão preencheu o Terreiro de Jesus. Atraídas pelos shows de Virgílio Miranda, Cangaia de Jegue, Elba Ramalho e Cicinho de Assis, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes na primeira noite do ‘Forró do Pelourinho 2014’. Baianos e turistas brasileiros e estrangeiros (visivelmente a maioria), inauguraram os festejos juninos da capital baiana, em uma noite regada a muito forró e iguarias típicas do período que carrega a essência do Nordeste. O São João do Pelourinho continua nesta quinta-feira (19). Confira a programação! E por falar em iguaria, uma bastante conhecida entre nós e requisitada em igual medida pelos estrangeiros, fez sucesso e encheu os cofres dos inúmeros comerciantes que se aglomeravam no local. Na Barraca Tia Vera, a tradicional caipirinha era, de longe, a bebida mais exigida, sobretudo pelos turistas estrangeiros. “Tá saindo mais a caipirinha, por causa dos turistas e da Copa. No ano passado estive aqui e esse ano tá melhor. Espero vender bem mais”, relata a própria Tia Vera. E por falar em turistas, ao lado da barraca três ingleses saboreavam a famosa bebida brasileira. Christopher Bailey, Alessandro Pascale e Graham Jackson, que vieram em busca da Copa do Mundo e aproveitavam o que a cidade oferece de melhor, dizem que acham o sabor fantástico e diferente de tudo o que já experimentaram. “É realmente muito bom!”, exclamou Bailey.
Graham Jackson, Alessandro Pascale e Chris Bailey aproveitam a caipirinha: "It's really good!"
O mexicano Ernersto Ramos veio para o Brasil acompanhado pelo pai, Eriberto, e pelo filho, também chamado Ernesto. Após passarem por Fortaleza, vieram para Salvador. “Já tinha vindo para o Brasil antes, mas para Salvador é a primeira vez. É uma cidade muito bonita, o ambiente é ótimo, as pessoas são amigáveis, a música também é maravilhosa. Aqui se vive muito bem a vida”, contou Ernesto, que, em tour pelo Nordeste, viajará para Recife e Natal.
As três gerações da família mexicana se encantam com primeira viagem a Salvador
A psicóloga de Campo Grande, Camila de Oliveira, também está em Salvador pela primeira vez. Veio a convite da prima, a paulistana Priscila Vaes, com quem curtiu a festa. Ela se diz maravilhada com a atmosfera soteropolitana e que adoraria morar aqui. “Vim pela cidade, porque eu sempre quis conhecer a Bahia. Estou achando maravilhoso, quero morar aqui! As pessoas são maravilhosas, a cidade tem uma energia diferente. A ancestralidade me chama muito a atenção”. Apesar da visão um tanto colorida dos turistas, os baianos presentes no evento se mostraram menos entusiasmados com a festa. O motoboy José Ilton, que veio em companhia da prima, Diana Rodrigues, prefere passar o São João no interior, mas o trabalho o impede de viajar. Para ele, o forró da capital deixa a desejar. “Se não estivesse trabalhando iria para Terra Nova ou São Francisco do Conde. São João é no interior. Acho razoável o São João daqui. Falta segurança e a tradição do forró do interior”, apontou.
Diana e o primo José, que diz: "São João é no interior"
O DJ Wellington Sampaio concorda. Nascido no município de Piritiba, interior da Bahia, ele afirma que sempre viaja no período junino, mas este ano decidiu ficar. “Costumo passar o São João no interior, pra ver a família, mas por conta da Copa e da galera, fiquei aqui. As melhores atrações vão para o interior. Aqui falta resgatar essa cultura do forró tradicional, pé-de-serra”. Para o estudante de Jornalismo, Cláudio Jansen, que veio com os amigos da faculdade, todas as atrações escolhidas não deixam a desejar. Embora demonstre que os festejos do interior do estado sejam mais atraentes, ele diz gostar do ‘arraiá’ do Pelô: “Gosto de vir todos os anos. Geralmente eu nunca posso ir pro interior, porque eu estou trabalhando e aqui é a opção mais divertida”.
Gabriela Gomes, Igor Tiago e Cláudio Jansen, que vai ao São João no Pelô todos os anos
*Sob supervisão e orientação de Márcia Luz

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música