Educação

UFRB abre mais de 1,2 mil vagas para o segundo semestre do Sisu

Vagas estão distribuídas em 33 cursos em cinco campi

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com 1.236 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2, ou seja, do segundo esmestre. As vagas estão distribuídas em 33 cursos nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Do total das vagas, 679 são destinadas às ações afirmativas.

As inscrições para o Sisu 2021.2 estarão abertas entre os dias 3 e 6 de agosto. O resultado da única chamada sai no dia 10 de agosto. Os únicos requisitos para a realização da seleção é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação.

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar a página do Sistema e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2020. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

O início das aulas para o semestre 2021.2 da UFRB está previsto para o dia 28 de abril de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Matrícula

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 11 a 16 de agosto, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família. Saiba como se inscrever no CadÚnico.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, que ocorrerá de 23 a 28 de abril de 2022.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

A novidade da pré-matrícula on-line na UFRB é o procedimento de heteroidentificação por vídeo e fotos, que foi aprovado pelo Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC).

Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 022/2021 UFRB/SiSU 2021.2.

Lista de Espera
As vagas remanescentes do Sisu 2021.2 serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 10 a 16 de agosto.