Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Veja 5 dicas para se preparar emocionalmente para o Enem 2018

Ansiedade tende a aumentar nos meses que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio

Redação iBahia • 07/08/2018 às 21:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A ansiedade dos estudantes nos meses que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018 tende a aumentar até o dia da prova, com sintomas como alteração do sono e do apetite, falta de concentração e agressividade. É importante, caso um ou mais desses sinais seja identificado, que o candidato procure ajude médica. Mas há formas de evitar que a ansiedade chegue a esse nível, como explicam na lista abaixo os psicólogos Renata Ishida e Raul Spitz. Veja:
(Foto: Divulgação)
1) Defina seus objetivos
É preciso entender com clareza seu objetivo (tirar uma boa nota no Enem, classificar-se para determinado curso, passar em uma faculdade específica, etc.). Isso vai fortalecer a perseverança e evitar a ansiedade. E, seja qual for o objetivo, dedique-se para fazer isso bem.
2) Faça planos
Desenvolver planos concretos para chegar ao seu objetivo é uma forma de exercitar paciência e autocontrole, já que a recompensa não é imediata. Mas esse planejamento precisa ser feito com certa antecedência, para evitar gerar ainda mais angústia e sofrimento.
3) Seja otimista
Uma vez que você compreendeu o objetivo principal e definiu o planejamento, comece a executar seu plano com otimismo. Com isso, as frustrações passarão a ser vistas como oportunidade de aprendizado e os acertos serão motivações para continuar seguindo o plano.
4) Exercite a comunicação
Tenha ouvido atento para as experiências de outros estudantes que estão enfrentando o mesmo momento e busque fazer isso sem julgamento, sem interesse e enxergando valor na troca de histórias. Exercitar a comunicação faz com que ao primeiro sinal de desistência, medo ou ansiedade, a pessoa passe a ser capaz de pedir ajuda.
5) Seja tolerante
Como um explorador, tente entender o mundo ao seu redor e busque compreender cada tema por meio de vários olhares antes de formular uma opinião própria. Esse poder argumentativo é muito bem visto nas redações do Enem e pode ser exercitado no dia a dia.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação