Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > dia das mães
Whatsapp Whatsapp
Celebração

Dos Estados Unidos para o mundo: conheça a origem do Dia das Mães

Estudos mostram que os brasileiros pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 300 com a data em 2023

Aline Gama • 11/05/2023 às 16:12 • Atualizada em 02/06/2023 às 21:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Dos Estados Unidos para o mundo: conheça a origem do Dia das Mães
Foto: Reprodução / Pixabay

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para os brasileiros, capaz de alterar a rotina de muitas pessoas em prol de homenagens de todos os tipos. Mas você sabe como nasceu esse costume e por que ele é tão importante?

A data tem origem nos Estados Unidos, e surgiu após a americana Anna Jarvis perder a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em 1905. Como forma de homenageá-la, Anna e suas amigas passaram a fazer campanhas na Igreja Metodista que frequentavam, no estado da Virgínia Ocidental, com intuito de mostrar a importância de Ann para outras mães da comunidade. Essa mobilização teve seu ápice em maio de 1908, com um culto, momento que é considerado o primeiro Dia das Mães.

Leia mais:


				
					Dos Estados Unidos para o mundo: conheça a origem do Dia das Mães
Ann Marie Reeves Jarvis (esquerda) e sua filha Anna Marie Jarvis (direita). Foto: Reprodução

Posteriormente, Anna passou a lutar para que a data fosse registrada no calendário nacional, e em 1910, chamou a atenção do governador do estado à época, William E. Glasscock, que instituiu o dia 26 de abril como a data para celebrar as mães. Depois, ela passou a enviar uma grande quantidade de cartas para jornais e políticos importantes. Sendo assim, em 1912, igrejas, cidades e outros estados passaram a adotar a comemoração.

Naquele mesmo ano, o Presidente do Estados Unidos, Woodrow Wilson, estabeleceu que todo segundo domingo de maio era o Dia das Mães oficial em todo o país.

Como a celebração chegou ao Brasil?

A celebração do Dia das Mães teve início no Brasil por meio da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918, mas a data só passou a ser comemorada como nos EUA (segundo domingo de maio) depois que o Presidente da República à época, Getúlio Vargas, oficializou através do Decreto nº. 21.366, em 1932.

O Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta o setor comercial no ano, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51,8% dos brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães deste ano, que acontece no próximo dia 13 de maio.

*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DIA DAS MÃES :

Ver mais em Dia das Mães