Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > dia das mães
Whatsapp Whatsapp
Entrevista

'Mães de Pet': o que pensam psicólogos e tutores

Com necessidade de cuidados constantes, animais de estimação são considerados como filhos no dia a dia

Juliana Rodrigues • 14/05/2023 às 12:15 • Atualizada em 14/05/2023 às 13:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Mães de Pet': o que pensam psicólogos e tutores

O Dia das Mães é a época perfeita para demonstrar o amor pelos filhos. Mas engana-se quem pensa que esse afeto se restringe aos "herdeiros" humanos. Cada vez mais, também têm ganhado espaço as "mães de pet": tutoras de animais de estimação que dizem sentir um amor muito grande por eles, a ponto de vê-los como filhos.

Um dos exemplos é a profissional de relacionamento médico Içana Carvalho. Ela é mãe de duas filhas humanas e um bebê pet: a shih-tzu Juma, de quase um ano de idade. Içana conta que não gostava de cães, mas hoje é totalmente apaixonada pela cadelinha.

Leia mais:

"Na verdade, eu tinha verdadeira aversão, até que fomos presenteados pelo padrinho da minha caçula. Eu costumo dizer que eles que escolhem os 'donos', né? Não é a gente que escolhe eles não", contou.

"E dentro de casa o chamego de Juma sou eu. A ponto de estar na cozinha e pisar nela sem querer porque ela fica no chamego atrás. A gente termina pegando um apego que toma conta", revelou a média.

Içana ainda considera que é mais difícil ser "mãe de pet" do que mãe de gente, ao contrário do que diz o senso comum.

"Eu acho até que eu fui mais mãe de pet do que de humana. As meninas já foram mais tranquilas. Juma é indisciplinada, Juma é pirracenta. Juma é do tipo que faz chantagem emocional quando eu saio para trabalhar", disse.

A psicóloga Juliana Querino explica que é natural a formação desse vínculo materno com os pets, já que eles exigem cuidados constantes.

"Primeiro que tem uma dedicação de tempo, atenção, esforços...então, tudo isso, a partir do momento que você pega aquele filhotinho, ou não, adulto mesmo, mas a adaptação do animal no seu lar, e a forma como você o acolhe, gera esse vínculo que acabou sendo nomeado de materno, de tão cuidadoso e afetuoso que é", disse.

Ao mesmo tempo, a defesa do papel de "mãe de pet" sempre gera discussões e até mesmo reações contrárias. Há quem diga que não dá para comparar a realidade de uma mãe com a vida de uma tutora de animal de estimação, ou que não se deve tratar bicho como gente.

A psicóloga e mestra em saúde, Susy Rocha, explica que é preciso ter cuidado para que a relação entre "mães" e pets não ultrapasse limites.

"O que a gente precisa ver é se é uma relação saudável, onde é respeitado o limite de ser um animal ou se eu estou humanizando esse animal, e aí hoje é um problema a humanização dos animais", destaca.

"Outro ponto é: eu, enquanto humana, e aí vem o lado da psicologia, estou lidando de forma saudável com esse pet? Eu consigo respeitar a diferença de que é um animal e não um ser humano? Ou eu estou preenchendo o vazio das minhas limitações de relacionar com pessoas humanas porque o pet vai me obedecer, vai fazer o que quero, o que eu espero", alerta a psicóloga.

A discussão é longa, mas uma coisa é certa: sempre vale a pena expressar amor pelos filhos, sejam eles humanos ou pets.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM DIA DAS MÃES :

Ver mais em Dia das Mães