Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > dia das mães
Whatsapp Whatsapp
Dia das Mães

Pode ou não? Especialista tira dúvidas sobre sexo durante a gravidez

Como cada gestação é única, é essencial que a gestante aproveite o momento das consultas de pré-natal para esclarecer dúvidas com seu médico

Redação iBahia • 13/05/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Pode ou não? Especialista tira dúvidas sobre sexo durante a gravidez
Foto: Freepik

Quando a mulher engravida, além das mudanças corporais e hormonais, surgem muitas dúvidas. O que é normal, considerando que é uma fase nova, se for uma mãe de primeira viagem. Entre elas, uma das principais questões é: pode fazer sexo durante a gestação? E no pós-parto? Nessa fase, parece que o tema vira tabu - e justamente por isso muitas mulheres acabam não tirando as dúvidas com o especialista.

Como cada gestação é única, é essencial que a gestante aproveite o momento das consultas de pré-natal para esclarecer dúvidas com seu médico. Márcia Sacramento Cunha Machado, ginecologista, obstetra e presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia, ressalta que o sexo na gravidez depende do relacionamento do casal, uma vez que este período exige mais paciência tanto da mulher quanto da parceria e conversar ajuda muito.

Leia mais:

"Orienta-se uma vivência sexual prazerosa para o casal. Devem ser buscadas posições confortáveis e recomenda-se utilização de preservativos nas relações heterossexuais, principalmente no primeiro trimestre da gravidez pois o semen possui pH alcalino, diferente da vagina, que favorece vulvovaginites muitas vezes difíceis de tratar na gestação", explica a especialista.

No entanto, a médica afirma que, "há princípio não há motivos para se proibir a relação sexual em uma gestação saudável".

O iBahia pediu ajuda à especialista para desmistificar algumas questões e esclarecer outras sobre o sexo na gravidez e no pós parto. Abaixo, você confere os tópicos abordados e as explicações:

Sexo pode causar aborto ou partos prematuros?

"Em relações heterossexuais, o sêmen é rico em prostaglandinas que são substâncias que poderiam, em grande quantidade, desencadear contratilidade do útero. A depender da quantidade desta substância, da idade gestacional associada ao não uso de preservativos, é possível que ocorra aumento das contrações uterinas", explica Dr. Márcia Sacramento.

Segundo a ginecologista, caso a paciente paciente apresente algum risco de abortamento ou parto prematuro a suspenção da atividade sexual durante algum período deve ser avaliada pelo médico.

"Com o avanço da gravidez, os riscos de abortamento e parto prematuro reduzem, porém o desconforto com o aumento do volume uterino pode aumentar. Então algumas posições são orientadas para manter a atividade sexual do casal", completa.

O sexo deve ser evitado em algum período da gravidez?

"Existem situações durante a gestação em que há contraindicação médica para a prática de relações sexuais, tais como o trabalho de parto prematuro, ruptura de membranas (quando rompe a bolsa), placenta baixa, ameaça de aborto, etc. Assim, as contraindicações são mais clínicas e estão associadas a alguma situação de risco da gravidez; não existem contraindicações relativas à idade gestacional, ou seja, ao tempo de gravidez", pontuou.

É normal perder a libido durante a gravidez?

Durante a gestação existem transformações físicas e emocionais que estão interligadas às mudanças hormonais deste período. Isso quer dizer que o comportamento das mulheres, incluindo desejos, podem mudar.

"O aumento inicialmente da progesterona e gonadotrofina coriônica associados ao aumento de peso e mudanças do corpo feminino podem levar a mudanças na libido no período gestacional. Algumas mulheres se sentem emponderadas e exacerbam a libido e outras se sentem 'feias' e podem reduzir a libido. O mais importante é conversar com o médico e ter apoio emocional da equipe e do parceiro ou parceira", pondera a obstetra.

"O aumento inicialmente da progesterona e gonadotrofina coriônica associados ao aumento de peso e mudanças do corpo feminino podem levar a mudanças na libido no período gestacional. Algumas mulheres se sentem emponderadas e exacerbam a libido e outras se sentem “feias e gordas” e podem reduzir a libido. O mais importante é conversar com o médico e ter apoio emocional da equipe e do parceiro ou da parceira", completa.

Como se adaptar ao sexo na gravidez?

Para reduzir o desconforto que surge devido às alterações no corpo da mulher, existem algumas posições que são mais recomendadas, "apesar de não existir uma regra", ressalta a profissional.

"A a mulher é quem deve buscar aquela que lhe seja mais confortável. De maneira geral, no primeiro trimestre, as posições permanecem inalteradas se comparadas às praticadas fora do período de gestação; no segundo trimestre, a posição em que a mulher fica por cima do parceiro pode permitir um maior conforto a ela e, por isso, poderia ser a mais indicada; por fim, no terceiro e último trimestre, a posição de lado, com a mulher na frente e o homem por trás é mais vantajosa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DIA DAS MÃES :

Ver mais em Dia das Mães