Dinheiro e Você

Entenda o papel da liderança na organização e a sua importância nos dias atuais

Conheça as principais características de um líder e como se tornar um

Geisa Lima - Algo Mais Consultoria e Assessoria
03/05/2022 às 9h37

3 min de leitura

Em constante mudança e desenvolvimento, o mercado de trabalho vem se adaptando às novas formas de relações, impacto e posicionamento entre as pessoas no ambiente profissional. Isso se deve muito à liderança à frente da empresa e à forma como ela é exercida. Vale lembrar que estamos falando de pessoas que se relacionam umas com as outras para tratar de assuntos profissionais e que um bom líder é a certeza de que tudo pode ser resolvido, seja em um espaço físico ou virtual.

Hoje em dia, para ser considerado um bom líder não é preciso apenas mostrar resultados, mas ir além, de forma evolutiva e com os sentidos aguçados para perceber tudo que acontece ao redor. Mas você sabe quais são as características em destaque de um bom líder? Confira e veja se você também pode se tornar um dentro da sua organização.

Uma das características mais importantes, logo de cara, é saber se relacionar com todos da equipe. É ser a inspiração do colaborador, que se espelha no líder, em seus gestos e ações, por ser considerado um bom exemplo. Outra qualidade de um bom líder é compartilhar conhecimento e unir todos num só movimento, delegando, de forma igualitária e justa, as responsabilidades a cada pessoa.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sicredi Expansão, Aline Ribeiro, o líder é uma referência, um modelo ao qual um grupo de pessoas ou um time de colaboradores se inspira e segue como exemplo. “Ele mobiliza e engaja as pessoas e contribui para o seu desenvolvimento e melhoria da performance, para o alcance dos objetivos pessoais e profissionais”, pontua.

Outro atributo importante de um bom líder é a flexibilidade. Saber ponderar situações com um olhar atento às questões é primordial, além da empatia de se colocar no lugar do outro naquele momento, de maneira objetiva, com feedbacks certeiros. Ser ponte entre os dois lados de uma situação, esclarecendo, alinhando e identificando estratégias e possibilidades de soluções.

“O líder deve estar aberto ao novo, buscar novos conhecimentos, ter uma escuta ativa e trazer as melhores estratégias para guiar e direcionar seu time no alcance de resultados”, relata Aline Ribeiro.

Ela também sinaliza que toda relação é estabelecida por respeito mútuo, criando um ambiente seguro e de confiança, e destaca que, dentro desse contexto, é imprescindível a imparcialidade. “O líder efetivamente terá um papel de gestão e não de chefia, exercendo o poder dentro de uma relação de comando e controle”, assinala.

Então, para ser um líder de destaque é necessário ter uma boa comunicação que garanta o entendimento certo de ambas as partes, evitando equívocos e conflitos; se expressar de forma objetiva; saber ouvir; manter o contato visual em uma conversa e mostrar interesse no assunto que está sendo discutido; ser íntegro – conquistando a confiança da equipe; ter ousadia e entender que todo conhecimento é sempre uma troca dos dois lados, com feedbacks assertivos; além de ter inteligência emocional e organizacional para lidar com adversidades no dia a dia.

Essas são as principais características de um líder nato dentro de um espaço de trabalho e organizacional – habilidades que podem ser exercidas por todos que almejam se diferenciar e gerir equipes através da liderança.

Leia mais sobre Dinheiro e Você no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias