O Dia Nacional da Axé Music e a terça-feira de Carnaval se encontram no Carnaval 2026 de Salvador. A data não passará batida, e com isso, a Praça das Artes, localizada no Pelourinho, recebe um show gratuito com diversos nomes do gênero tradicionalmente baiano na próxima terça-feira (17).

O espetáculo conta com direção artística do cantor, escritor e compositor Manno Góes, e terá Guigga Maraka e Ângela Velloso como protagonistas da apresentação. Além disso, os dois jovens nomes da música baiana receberão convidados.
Leia também:
A lista de participações especiais conta com Carla Visi, Gerônimo, Laurinha Arantes, Marcionílio, Zé Paulo, Joka e Zé Honório. Os artistas contarão também com uma miniorquestra formada por músicos como Joatan Nascimento, Gerson Silva, Paulinho Caldas e André Becker.
“O Dia Nacional do Axé é fundamental porque ele reconhece oficialmente um dos maiores movimentos culturais do Brasil. Ter uma data nacional é preservar sua memória, ensinar às novas gerações de onde ele veio e garantir que o Axé seja tratado como patrimônio cultural, não como moda passageira. Celebrar essa data com um show especial é afirmar uma identidade cultural, um legado afro-baiano que transformou a música brasileira”, vibrou Manno Góes.

Convidados
O diretor do evento também celebrou a lista de convidados “Artistas como Laurinha Arantes, a primeira voz do Cheiro de Amor, Zé Paulo, Zé Honório, Gerônimo, Joka Barreto, Carla Visi e Marcionílio são fundadores de uma linguagem, pioneiros de um som que redefiniu o que era música pop feita no Brasil. Eles cantaram quando o Axé ainda era visto como regional, quando não tocava nas rádios nacionais, quando os palcos eram caminhões e as ruas eram o principal público. Foram essas vozes que deram dignidade artística ao movimento. Que provaram que o Axé podia ser romântico, político, dançante, poético, sensual, espiritual, que abriram caminhos para gerações inteiras de cantores, compositores, músicos, técnicos e produtores que vieram depois”, avaliou.
A própria Laurinha Arantes, enaltecida por Manno, vibrou com o encontro. “Foi com muita alegria que eu recebi esse convite de Manno Góes. Esse é o primeiro de muitos dias dedicado à Axé Music. A gente ter um dia para celebrar a nossa música baiana, vai ser uma honra imensa subir ao palco ao lado de pessoas que ajudaram a construir a história do Axé”. Outra vocalista do Cheiro de Amor, Carla Visi ajudou a construir e consolidar esse legado. “Enquanto uma pesquisadora e uma voz que ama cantar a nossa cultura, só agradeço poder partilhar deste momento onde ídolos que tanto me inspiraram na resistência do fazer musical contarão e cantarão um pouco desse AXÉ”.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


