Se para os foliões a ênfase do Carnaval 2026, em Salvador, está na grandiosidade dos trios elétricos e nas atrações musicais, para os ambulantes o destaque ficou para o acolhimento. Neste ano, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), preparou um conjunto de ações inéditas voltadas aos 3,5 mil ambulantes licenciados, a exemplo de refeições diárias, abrigo para os filhos, passagens de ônibus e áreas para banho.

A principal novidade foi a implantação dos Centros de Acolhimento dos Ambulantes, distribuídos em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de oferecer mais conforto, apoio e segurança aos trabalhadores durante os dias de festa.
Leia também:
Entre os serviços disponibilizados estavam banheiros, bebedouros e pontos de energia para carregamento de máquinas de cartão e celulares, além das guardarias com cadeado, o que permitiu o armazenamento seguro dos materiais para o dia seguinte.
Outro destaque foi o programa Salvador Acolhe, que ampliou o cuidado social ao garantir acolhimento para os filhos dos ambulantes em unidades da rede municipal, para que mães e pais pudessem exercer suas atividades com mais tranquilidade.

A iniciativa se somou à oferta de cerca de 7 mil refeições diárias nos cinco Restaurantes Populares, exclusivos para uso dos ambulantes — ação desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), contribuindo para melhores condições de trabalho.
Segundo o secretário da Semop, Décio Martins, a mão de obra dos ambulantes é fundamental para a realização da festa. “O Carnaval só acontece graças ao trabalho desses profissionais. Nosso compromisso é garantir dignidade, segurança e estrutura para que eles possam exercer suas atividades com tranquilidade”, destacou.
A Semop lembra ainda que, neste Carnaval, a Prefeitura ofertou cartões de passagens para ambulantes e um acompanhante, além de oito contêineres tipo chuveiro, organizados com apoio da Limpurb, onde os trabalhadores receberam os kits para o cuidado com a higiene e bem-estar.

Fiscalização
As equipes da Semop estiveram presentes nos circuitos do Carnaval realizando ações contínuas de orientação e fiscalização junto aos ambulantes, com foco principal na segurança da população e dos próprios trabalhadores.
De acordo com o secretário Décio Martins, o trabalho tem caráter preventivo e educativo, buscando orientar antes de autuar, mas também retirar de circulação objetos irregulares que representem risco. “A fiscalização é fundamental para garantir um Carnaval seguro, organizado e acessível para todos. Nosso objetivo é proteger vidas, organizar o espaço público e permitir que o ambulante trabalhe com dignidade, sem colocar a população em risco”, afirmou.
Os dados do Carnaval 2026 contabilizam 4.410 abordagens e orientações realizadas e um total de 10.951 apreensões, números que refletem a presença permanente das equipes em campo e a efetividade das ações de ordenamento ao longo de toda a festa.
Quanto aos Centros de Acolhimento, foram registrados mais de 17 mil usos do espaço, incluindo a utilização das áreas para banho e outros serviços essenciais.
Para o diretor de Serviços Públicos, Alysson Carvalho, o carnaval trouxe vários avanços para a classe dos trabalhadores ambulantes. “Com toda certeza o carnaval de 2026 foi o melhor de todos os anos, pois ele representa um marco no cuidado social com os ambulantes, dando verdadeiramente a dignidade que eles mereciam desde sempre”, explicou.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

