Após o isolamento social causado pela pandemia, muita gente viu que dá para treinar em casa e obter resultados. Com a volta ao trabalho presencial, é possível transformar o home office numa pequena academia para aproveitar melhor o cômodo. Para isso, basta inserir alguns elementos e otimizar a ventilação, acrescentando ainda um ventilador de teto para garantir o bem-estar durante a prática de exercícios.
Com poucos metros quadrados e equipamentos próprios para a prática definida, o ideal é ter uma ambientação que permita desligar-se dos compromissos e focar nos exercícios físicos.
Leia também:
— Seja qual for o tipo de treinamento, o morador pode dedicar uma área na residência para ter a academia. Locais como varandas e quintais, geralmente privilegiados com abundante ventilação e luz natural, são os mais indicados. Mas caso essa não seja a realidade, jamais colocamos como cenário limitante — ressalta a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva seu nome.
Segundo a especialista, não é preciso ter um imóvel grande para montar uma academia em casa. O segredo é empregar equipamentos multifuncionais e itens menores, como elásticos e halteres.
— Se o espaço for reduzido, aposte em exercícios simples. Também costumo orientar que os moradores façam uso dos móveis existentes como apoio e até as paredes para fazer a isometria — acrescenta.
Cada modalidade de atividade física requer um tipo de equipamento. Para montar um circuito funcional, é necessário ter diferentes tipos de elásticos, cordas, step, entre outros. Aos amantes da musculação, a instalação de uma barra fixa, banco inclinado, halteres, anilhas e caneleiras são essenciais para a realização do treino. A arquiteta também ressalta a importância da decoração para o ambiente.
— A combinação entre tons claros e vibrantes é interessante por estimular o movimento e as atividades físicas. Já no piso, revestimentos antiderrapantes agregam segurança. Pensando no isolamento acústico, a inclusão de um material como emborrachado ajuda a evitar que sons e vibrações dos equipamentos vazem para outros cômodos. Um espelho vai muito bem, permitindo ver a si mesmo para corrigir movimentos e posturas. O sistema de som é um incentivo para tocar a playlist preferida, e uma smart TV é primordial para as aulas online — pontua.
Leia mais sobre Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Agência O Globo
Agência O Globo
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!