Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Aprenda a fazer Babka com brigadeiro de canela e laranja

Receita, que tem origem judaica, tem o rendimento de 10 porções e fica pronta em 2 horas

Redação iBahia • 03/03/2022 às 9:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Foto: Divulgação/Panelinha

Você já ouviu falar em 'babka'? Essa receita de origem judaica ganhou as redes sociais recentemente pela beleza e pelo sabor. As versões são das mais variadas, mas nessa tem recheio de brigadeiro de chocolate amargo com laranja e canela. Será um sucesso no seu café da manhã, ainda mais se você aquecer a fatia na frigideira ou na torradeira.

A lista de ingredientes e o passo a passo, indicado pelo site Panelinhas, segue abaixo! Bom dia!



Babka com Brigadeiro de Canela e Laranja

Ingredientes
Massa

Leia mais:

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo (10 g)
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 100 g de manteiga gelada

Brigadeiro

  • ½ lata de leite condensado (cerca de ⅔ de xícara (chá))
  • 25 g de chocolate amargo (70% de cacau)
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • raspas de 1 laranja pera
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Calda

  • ⅓ de xícara (chá) de caldo de laranja pera
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Massa

  1. Corte a manteiga em 8 pedaços e reserve na geladeira.
  2. Na jarra medidora, meça o leite e adicione o açúcar. Numa tigela quebre o ovo e junte ao leite – se ele estiver estragado você não perde a receita. Bata com um garfo apenas para misturar os ingredientes.
  3. Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o fermento e o sal. Utilizando o gancho, comece a bater em velocidade baixa apenas para misturar os ingredientes secos. Aumente para a velocidade média e adicione os líquidos em fio, sem parar de bater, até umedecer a farinha e formar uma massa mais seca.
  4. Ainda em velocidade média, adicione 1 pedaço de manteiga por vez, batendo bem a cada adição para incorporar a manteiga à massa – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela.
  5. Depois que toda a manteiga tiver sido incorporada, a massa estará mais úmida, mas ainda rugosa. Bata por mais 5 minutos para sovar, até fique lisa e descole da tigela. Enquanto isso, unte uma tigela grande com óleo.
  6. Com as mãos, modele a massa numa bola e transfira para a tigela untada. Cubra com um pano (ou tampa) e deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora, ou até dobrar de tamanho. Enquanto isso, prepare o brigadeiro.
  7. Passado o tempo da primeira fermentação, unte com manteiga uma forma para bolo inglês de 30 cm X 12 cm. Polvilhe com farinha, chacoalhe para cobrir toda a superfície e bata na pia para tirar o excesso.
  8. Delicadamente, aperte a massa para tirar o excesso de ar e transfira para a bancada levemente enfarinhada. Polvilhe farinha também sobre a massa e, com o rolo de macarrão, abra a massa num retângulo de cerca de 30 cm X 50 cm e 0,5 cm de espessura.
  9. Com uma colher (ou espátula de confeiteiro) espalhe o brigadeiro por toda superfície da massa. Atenção: deixe uma borda de 3 cm de massa sem recheio numa das laterais menores do retângulo – essa será a lateral oposta àquela que se inicia a modelagem do pão como um rocambole, assim o recheio não vaza e é possível selar bem a massa.
  10. Enrole a massa começando pelo lado menor do retângulo como se fosse um rocambole, em direção à margem oposta sem recheio. No final, aperte a emenda de massa, beliscando com as pontas dos dedos para selar.
  11. Com uma faca longa (ou espátula de padeiro), corte o rocambole ao meio, no sentido do comprimento formando duas tiras de massa. Sobreponha uma tira sobre a outra, formando um X, com o lado cortado para cima. A partir do centro do X, enrole as tiras de massa em espiral até as pontas. Delicadamente, aperte as pontas da massa para selar e vire-as para baixo do espiral – dessa forma as pontas ficam mais retinhas.
  12. Transfira a babka modelada para a forma untada e mantenha em temperatura ambiente por cerca de 45 minutos – a massa vai crescer e se acomodar preenchendo o espaço da forma. Enquanto isso prepare a calda.
  13. Após 15 minutos do descanso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  14. Passados os 45 minutos, leve a babka ao forno para assar por cerca de 30 minutos até crescer e dourar – gire a forma na metade do tempo para assar por igual.
  15. Retire do forno e pincele a babka ainda quente com a calda – vá pincelando aos poucos, deixando a calda escorrer bem nas laterais e repassando na superfície, no total você utilizará cerca de ⅔ da calda.
  16. Deixe a babka amornar por cerca de 20 minutos e, com cuidado, retire o pão doce da forma. Pincele com um pouco mais da calda nas laterais da babka e deixe esfriar completamente antes de servir.

Brigadeiro

  1. Numa tigela de vidro média, que comporte pelo menos 1,5 litro (ou outro recipiente refratário que possa ir ao micro-ondas), coloque todos os ingredientes.
  2. Leve ao micro-ondas para cozinhar por 1 minuto em potência alta. Com cuidado para não se queimar e usando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas e misture os ingredientes vigorosamente com um batedor de arame – esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso.
  3. Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar cremoso. Geralmente duas sessões são suficientes – as potências dos micro-ondas podem variar, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho. Após o tempo de cozimento, a massa de brigadeiro fica com aparência talhada, não se preocupe, é assim mesmo. Mexa vigorosamente com o batedor de arame para ficar liso. Espere esfriar antes de espalhar na massa.

Calda

  1. Numa panela pequena, misture o caldo de laranja com o açúcar. Leve ao fogo baixo até ferver, misturando de vez em quando até dissolver todo o açúcar.
  2. Transfira para uma tigela e reserve – a calda deve estar completamente fria antes de regar a babka assada.

Leia mais sobre gastronomia no ibahia.com e e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia