icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Brasileiros criam ranking de vinhos mais saudáveis

Equipe pesquisadora observou concentração de substâncias que trazem benefícios à saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce

foto autor

26/12/2013 às 11:30 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:48 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) publicaram recentemente um estudo onde classificam os vinhos da América do Sul com base em sua funcionalidade. Para o ranking, foram avaliados quatro fatores: a atividade antioxidante (que previne o envelhecimento precoce), concentração de substâncias fenólicas (compostos com ação anti-inflamatória), concentração de antocianinas (substâncias do grupo dos flavonoides) e a cor (quanto mais escuro o vinho, melhor para a saúde).
Ao todo, 666 garrafas da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai foram analisadas, sendo metade da safra de 2009 e metade da safra de 2010. Os primeiros colocados do ranking foram o tannat e o malbec argentinos, seguidos das uvas syrah, carménère, cabernet sauvignon e merlot. Os resultados também foram divulgados de acordo com o país. Entre os vinhos de alta funcionalidade, a maioria era argentina. Em seguida no ranking estavam chilenos, brasileiros e uruguaios.
A equipe de pesquisa não divulgou as marcas analisadas.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia