A diversidade cultural é uma das principais características do Brasil, e se tem um lugar onde esta multiplicidade fica evidente é na mesa. Nos pratos espalhados de norte a sul do país, tem espaço para a influência indígena, africana, portuguesa, italiana, alemã, portenha... Tem para todos os gostos. A riqueza gastronômica é tão grande que atrai e cativa turistas do mundo inteiro. E você, conhece bem a culinária do nosso país? Neste Dia Mundial da Alimentação, comemorado anualmente a cada 16 de outubro, confira uma lista com cinco iguarias típicas do Brasil — uma para cada região — que fazem valer a viagem:
Tacacá
Para começar, a nossa entrada é o tacacá. Trata-se de uma espécie de sopa preparada a partir do tucupi, caldo amarelado extraído da raiz da mandioca. Coloque este sumo por cima da goma de tapioca, de camarões e de maços de jambu e pronto: o tacacá já pode ser apreciado. De sabor forte e azedo, o prato é típico da região amazônica, e é comum nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre e Pará.
Moqueca capixaba
Grande destaque da culinária do Espírito Santo, a moqueca capixaba é um cozido de peixe, à base de tomate, cebola e coentro — feito, claro, em panela de barro, outra tradicional expressão da cultura do estado. É normalmente servida com arroz branco e pirão, feito com farinha de mandioca e com o caldo da moqueca, e também vai muito bem com salada, farofa e pão. No litoral do estado, é bastante comum encontrar também moquecas de camarão e de banana-da-terra.
Entrevero de Pinhão
Sabia que o pinhão é bastante utilizado a culinária do Sul do Brasil? Um dos pratos típicos preparados a partir das sementes das araucárias é o entrevero de pinhão. Trata-se de um refogado de diversos ingredientes, como posta vermelha, charque, tomate, alho, cebola e cheiro verde, além do pinhão. Em algumas regiões são usados também bacon, linguiça, cenoura, pimentão... A criatividade é quem manda. De origem tropeira, o prato é encontrado sobretudo na região serrana de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Buchada de bode
O prato é preparado a partir da carne de bode — mais precisamente das entranhas do animal. Na buchada mais tradicional são usadas somente as vísceras brancas, como tripas e estômago, mas a iguaria também pode também ser preparada com as vísceras vermelhas, como coração, fígado e rins. O prato é um dos mais tradicionais do sertão pernambucano, encontrado também em estados como Paraíba, Bahia, Piauí e Ceará.
Sorvete de bocaiúva
Para fechar o menu, nada mais justo que uma sobremesa. No Centro-Oeste, a bocaiuva (ou macaúba), fruta que faz sucesso no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, é matéria-prima para doces, como o sorvete. Mousse e paçoca preparados a partir do fruto também podem ser encontrados na região.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade