Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
Entrevista exclusiva

Conheça Manu Ferraz, chef que revela cozinha 'baianeira' para o mundo

Dona do premiado 'A Baianeira', a chef de cozinha conversou com o iBahia sobre trajetória, planos, paixão por Salvador e 'The Taste Brasil'; confira

Lucas Sales • 16/11/2023 às 17:26 • Atualizada em 17/11/2023 às 0:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nascida em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, divisa entre Minas Gerais e Bahia, a chef Manuelle Ferraz é fruto da mistura genuinamente brasileira. Formada em Gastronomia pelo Senac, a chef de 40 anos é dona do premiado A Baianeira, restaurante localizado no Museu de Arte de São Paulo e também em Barra Funda (SP).


				
					Conheça Manu Ferraz, chef que revela cozinha 'baianeira' para o mundo
Dona do premiado 'A Baianeira', a chef de cozinha conversou com o iBahia sobre trajetória, planos, paixão por Salvador e 'The Taste Brasil'. Foto: Reprodução / Redes sociais

Com uma longa caminhada na cozinha - já que são pouco mais de 17 anos dedicados à gastronomia - a chef estreou como mentora do "The Taste Brasil" no último mês. A profissional reservou um tempo na agenda e conversou com o iBahia sobre trajetória, bastidores do programa, curiosidades, planos e paixão especial por Salvador.

Leia mais:

Herdeira de cozinheiras, o destino de Manu Ferraz sempre esteve traçado. A chef chegou a estudar direito, mas o chamado para formação dos sabores sempre se fez mais forte e presente na vida dela.

"Estar no 'The Taste' foi a materialização de toda uma história de mais de 17 anos dedicados à gastronomia, a esse estudo, a essa aproximação de tudo o que é nosso. A minha cozinha ela está para além de criação. Eu estou em busca de falar sobre aquilo que é nosso, é quase querendo catalogar tudo aquilo que sempre nos pertenceu", contou ela que chegou a morar um ano em Nova York, nos Estados Unidos.


				
					Conheça Manu Ferraz, chef que revela cozinha 'baianeira' para o mundo
Dona do premiado 'A Baianeira', a chef de cozinha conversou com o iBahia sobre trajetória, planos, paixão por Salvador e 'The Taste Brasil'. Foto: Reprodução / Redes sociais

Seguida por quase 20 mil seguidores nas redes sociais, ela lembra que a experiência que teve no reality show "Cook Island" foi necessária para que ela pudesse brilhar ainda mais, ao lado de referências da culinária como Claude Troigrois, Manu Buffara e Felipe Bronze.

"Cooking Island foi muito importante enquanto experiência, o projeto tomou um formato diferente já que a gente tinha que ficar ali imerso a todas as condições, até mesmo climáticas, o que torna tudo ainda mais profundo. Fomos obrigados a desligar do mundo. Isso fez com que a gente ficasse imerso aos estudos e foi tudo muito rico. Isso me preparou muito bem para o próximo convite que foi o 'The Taste'".

"Falando de 'The Taste' eu falo de mim, da minha paixão pela cozinha. Eu sou uma chef que conduz uma história, eu trago toda uma representatividade, é mais que uma cozinha de Manuelle Ferraz".

"Só dá para ser o que se é"

Uma chef de mão cheia, de caldeirões, que imprime toda a personalidade em temperos potentes e que causam explosões de sabores no paladar daqueles que bem apreciam.

Manu Ferraz é simples, mas também sabe trazer a alta sofisticação nos pratos dos negócios dela. Ela destaca em entrevista, que a mistura mineira e baiana resume toda a legitimidade da sua cozinha: a comida popular brasileira.


				
					Conheça Manu Ferraz, chef que revela cozinha 'baianeira' para o mundo
Alguns dos pratos que Manu Ferraz apresenta no "A Baianeira". Foto: Reprodução / Redes sociais

"Eu trago essa mistura de Minas com Bahia, sou de Almenara, que é norte de Minas, e tem essa divisa com a Bahia. Eu tenho uma terceira cultura e é por isso que eu batizo de 'Baianeira'. Ter essa identidade dentro de tantos chefs, dentro desse mundo da gastronomia, é que o me define, me legitima. O que eu quero mesmo é trabalhar o Brasil como o todo", destaca.

Referência de diversas vozes femininas, Manu faz questão de ser o que se é e carrega toda a representatividade com responsabilidade.

"Eu quero ser ponte para muitas outras. É por isso a Baianeira é tão importante para tanta gente. Eu só sou representatividade quando eu sei de mim mesmo. Só dá para ser o que se é. É sobre se entender e se permitir. Quando se tem essa compreensão sobre si, o pequeno vira gigante, o grande não dá medo, é esse cuidado íntimo que a gente está precisando e que isso vai reverberar no profissional", diz Manuelle Ferraz.

Desafios da mulher na cozinha

Mesmo estando à frente de negócios bem sucedidos, a mulher ainda encara grandes barreiras no universo da gastronomia. O espaço ainda é um território profissional dominado por homens. De acordo com pesquida do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 7% das cozinhas profissionais mais renomadas são lideradas por elas.

O levantamento analisou 2.286 restaurantes com estrelas Michelin de 16 países - as estrelas representam diferentes níveis de excelência culinária e prestígio. Uma estrela indica que o restaurante é requintado e vale a visita.

Helena Rizzo, atual jurada do Masterchef Brasil, é a única brasileira que possui um restaurante com uma estrela Michelin. O The World's 50 Best Restaurant considerou a parceira de reality, Manu Buffara, a melhor chef mulher da América Latina. As mulheres pedem espaço para mais e fazem por onde.

"Antes de ser mãe, a gente é mulher... antes de ser empresária, a gente é mulher... é esse lugar de mulher que a gente está precisando ter. É sobre paixões. A Baianeira chega dentro do MASP por que eu sou uma apaixonada, sou uma estudiosa, sou entusiasmada. As vezes isso é confundido com nervoso. Não é opressão, é obstinação", afirma.


				
					Conheça Manu Ferraz, chef que revela cozinha 'baianeira' para o mundo
Felipe Bronze, Manu Ferraz, Manu Buffara e Claude Troigrois foram os mentores da 6ª temporada do 'The Taste'. Foto: Reprodução / Redes sociais

"Não tem tempo para ter entusiasmo amanhã, tem que ser agora. Eu estou viva agora. Sou uma apaixonada. Esse é o caminho que eu acredito que acredito que faz o a gente ser o que quiser ser", continua Manu, que quer fazer parte da próxima temporada do reality show gastronômico do Globoplay e GNT.

"Eu espero que tenha uma próxima temporada. O programa teve um belíssimo resultado, está todo mundo feliz, que ele continue com esse novo formato. Acho que vai dar certo e torço para isso. O resultado foi muito bom", afirma.

Bahia, Salvador e reconexões

Manu carrega muita baianidade dentro de si. Completamente apaixonada por Salvador, a chef afirma que a capital baiana é um canto sagrado, de reconexão. É na terra do axé que ela se eleva ao centro do seu eu.

"Eu preciso estar aí, mesmo que seja fazendo nada. Minha parte baiana é alimentada quando eu estou dentro desse solo. É tão sagrado [...] gosto de ir nos pequenos restaurantes, nas casinhas. Tem um lugar que sou apaixonada: o restaurante Cadê Q' Chama - espaço com comida caseira e regional, localizado no Santo Antônio Além do Carmo - É um lugar que me é muito caro. Não quero abrir nada em Salvador, mas quero sempre estar ai".


				
					Conheça Manu Ferraz, chef que revela cozinha 'baianeira' para o mundo
Manu Ferraz em Salvador. Foto: Reprodução / Redes sociais

Longevidade

Incentivada principalmente por seu desejo de fazer acontecer, Manu faz questão de afirmar que uma de suas principais missões é fazer com a trajetória dela na gastronomia não tenha fim. Afinal, a comida brasileira é única e merece a longevidade imortal.

"Estar no Museu de Arte de São Paulo é o meu ápice. Eu nunca almejei, mas esse é o lugar que eu contrui minha caminhada para estar. Não teria outro lugar no mundo para legitimar a minha trajetória, enquanto eu sou uma mulher de caldeirão, que traz a comida popular brasileira e que é essa trajetória que ela traçou. Eu quero chegar na longevidade. Eu quero oxigenar essa história para chegar na longevidade. Essa história não é um produto, nem moda, é a nossa hstória, quero chegar em longevidade".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia