Quem frequenta restaurantes já deve ter reparado que os pratos com funghi estão cada vez mais presentes nos cardápios. De fato, os brasileiros estão consumindo cada vez mais cogumelos, ingrediente rico em nutrientes e saboroso - em cinco anos, a comercialização de cogumelos cresceu 80%, segundo dados divulgados pela Ceagesp.
Funghi secchi é o tipo de cogumelo mais vendido pela La Violetera |
As empresas que trabalham com o produto também apontam a tendência. Números da Importadora de Frutas La Violetera, detentora das marcas La Violetera, Mastroiani e La Preferida, mostram que as vendas da empresa cresceram 34% de janeiro a maio deste ano, na comparação com o ano passado. “Estamos vendo uma mudança no perfil de consumo”, explica o diretor da empresa, Félix Boeing Jr, em entrevista à Food Magazine. Para ele, um dos impulsionadores do mercado é o fato de que as pessoas estão cada vez mais investindo na cozinha como um hobby, e, por isso, têm buscado produtos diferentes para suas receitas. Veja também: Conheça os principais tipos de cogumelo e veja dicas de preparo Receita: Salmão no envelope com panachê de cogumelos A marca La Violetera trabalha com três tipos de cogumelhos: funghi secchi, shimeji e shitake. O mais vendido ainda é o Secchi, mas o aumento pela procura aos outros tipos também é observada", comenta Boeing Jr.
Ficou entusiasmado e quer preparar uma receita com cogumelo? Aprenda a fazer um risoto de funghi secchi:
Ingredientes:
200 g de arroz arbóreo
700 ml de caldo de galinha (pode fazer o seu caldo ou dissolver 1 caldo knorr em 700 ml de água quente - não use mais caldo knorr para não ficar muito forte)
15 g de funghi secchi
25 g de manteiga
70 g de queijo parmesão ralado na hora
60 ml de vinho branco de boa qualidade
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de salsinha
Modo de preparo:
Deixe o funghi de molho em 1 xícara de água quente por uns 20 minutos. Coe em uma peneira bem fina. A água coada do funghi misture ao caldo de galinha. Pique o funghi bem pequeno. Mantenha o caldo quente. Refogue a cebola na manteiga, reserve um pedacinho apenas de manteiga. Não deixe a cebola dourar, acrescente o arroz e mexa sem parar até que ele fique transparente. Coloque eo vinho, sempre mexendo, até evaporar. Adicione o funghi e mexa. Com uma concha, coloque um pouco do caldo e mexa. Faça isso até que o arroz esteja cozido, mas al dente, e cremoso, sempre colocando o caldo aos poucos e mexendo até o arroz absorver. Desligue o fogo, misture o pedacinho de manteiga reservado e o queijo. Misture bem, acrescente a salsinha e sirva.
Receita: Tudo Gostoso
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade