Fazer um churrasco em casa é uma ótima maneira de reunir amigos ou familiares e ainda curtir uma refeição saborosa. Mas para fazer bonito diante dos convidados, é preciso tomar alguns cuidados, que começam com a escolha da carne.
Quando for ao supermercado fazer as compras para o evento, escolha sempre os cortes mais gordos. A gordura não é saudável e por isso não precisa ser consumida, mas é ela que deixa a carne suculenta e saborosa. Os cortes ideais são picanha, alcatra, contrafilé e costela. Além disso, não se pode esquecer dos clássicos como calabresa, asa e coração de frango.
Cerca de cinco minutos antes de levar as carnes à grelha, elas devem ser salgadas com sal grosso. Isso evita que elas fiquem duras e ressecadas. Também é importante evitar espetar muito os cortes. O tempo médio de preparo de uma peça interia é de 40 minutos.
A grelha deve ter espaço suficientes para acomodar as carnes que serão servidas juntas, lembre-se que um churrasco farto deve ter mais de um tipo de corte saindo juntos. O carvão de madeira acácia-negra é o tipo mais indicado, pois pe homogêneo e não libera muita fumaça, além de ter bom rendimento. O carvão nunca deve produzir muito pó nem ser quebradiço. O fogo deve ser aceso cerca de uma hora antes do início do preparo das carnes. Enquanto espera que fiquem prontas, não é necessário assoprar nem abanar. Basta deixar os espetos a 40 cm do fogo para proteger a carne e evitar que ela resseque.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade