icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Dicas e receita para preparar um saboroso molho pesto

Tradicional de Gênova, na Itália, o pesto é par tradicional para diferentes tipos de massa

foto autor

22/10/2013 às 12:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Para os italianos, o pesto é o par ideal para diferentes tipos de massa. O molho é feito com folhas de manjericão, azeite extra-virgem, alho, pinoli e queijo ralado. Como o molho é consumido cru, é importante que as folhas estejam frescas e que o azeite seja de boa procedência e qualidade. Para que ele não perca o aroma, a textura e a cor, o ideal é prepará-lo pouco antes de comer.
Dentre os ingredientes, o pinoli é o mais polêmico. Há quem diga que o correto é usar nozes, e, como no Brasil nem sempre se encontra o pinoli, que é importado da Itália, substituí-lo é aceitável. Além das nozes, também é possível usar castanha-do-Pará. O queijo usado no preparo do molho também causa discordâncias. A receita original leva o pecorino, feito a partir do leite de ovelha, mas há quem prefira usar o parmesão. Aqui no Brasil, a segunda opção é mais barata e mais fácil de ser encontrada. Veja também: Dicas para cozinhar macarrão e acertar no ponto da massa Conheça os diferentes tipos de massa e os molhos apropriados para cada um Macarrão: massa caseira leva apenas dois ingredientes; aprenda a fazer De acordo com a tradição, o pesto deve ser feito no pilão. O nome 'pesto' vem do verbo pestare, que significa socar, triturar. Mas na hora da pressa, muita gente usa um processador ou liquidificador. Nesse caso, para ter um resultado parecido com o original, o molho deve ser batido por pouco tempo e com algumas pausas. O pesto pode ser servido com diferentes tipos de massa, batatas, pães, casquinhas de pizza ou saladas. Confira a receita do molho:
Ingredientes:2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco 100ml de azeite de oliva extra-virgem 3 colhes (sopa) de pinoli 2 dentes de alho 50g de queijo parmesão ralado (se possível parmigiano-reggiano ou grana padano) 50g de queijo pecorino Sal grosso a gosto (opcional) Modo de preparo:Lave as folhas de manjericão em água fria e seque-as com papel-toalha. Leve para um processador (ou liquidificador) junto com o azeite de oliva e o alho. Bata até obter uma consistência cremosa. Se quiser um molho mais rústico, com pedaços de folha maiores, bata por menos tempo e com pausas. Acrescente o pinoli e bata mais um pouco. Transfira para outro recipiente e junte os queijos ralados. Acerte o sal se necessário. Misture tudo até ficar um creme uniforme. Ao juntar o pesto à massa, acrescente uma ou duas colheres de sopa da água quente do cozimento. Isso deixará o molho mais cremoso. Receita: Restaurante Spadaccino

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia