Em 1988, o francês François Pasquier se juntou a um grupo de pessoas para jantar ao ar livre no Parque de Boulogne, em Paris. Para que pudessem ser reconhecidos na multidão, eles decidiram vestir branco. O encontro deu tão certo que um outro jantar foi organizado novamente no ano seguinte.
Neste ano, no 25º aniversário do evento, foi lançado o documentário Dîner em Blanc, dirigido por Jennifer Ash Rudick. O filme conta a história de Pasquier e mostra como um jantar entre amigos se tornou um dos eventos mais disputados de Paris.
Hoje, o jantar é organizado em 40 cidades do mundo todo, com mais de 100 mil membors partipantes. Os jantares reúnem, em Paris, 15 mil pessoas por ano, em locais como a base da Torre Eiffel, a pirâmide do Museu do Louvre e o castelo de Versailles.
Mas participar do jantar não é tão fácil assim. Quem quiser fazer parte do evento deve ser convidado por uma pessoa que já tenha participado antes ou entrar na lista de espera do site. O jantar acontece sempre em um local movimentado que é divulgado pouco antes do horário marcado, para que as autoridades não tentem impedir o encontro. Cada convidado deve levar sua própria comida, sua própria mesa e pratos de porcelana ou prataria fina (copos e talheres de plástico não são permitidos). Para beber, cerveja não é bem vista. Apenas vinhos e espumantes devem ser inclusos no jantar. Cada pessoa deve levar um convidado, de preferência do sexo oposto, e todos devem usar roupas brancas. Veja também: As comidas mais caras do mundo Sorvetes com sabores brasileiros fazem sucesso em Londres
Mesmo com todas as regras, o evento é disputado: a próxima edição do jantar em Nova York teve dois mil inscritos em menos de duas horas.
A diretora Jennifer Ash Rudick conheceu o Dîner en Blanc por meio de um amigo e filmou o evento promovido pelos membros na Catedral de Notre-Dame. Ela está divulgando o documentário em várias mostras pelo mundo e o colocou disponível para download.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade