O primeiro passo na hora de fazer fritas é escolher a batata certa. Na hora de comprar, aperte as batatas e prefira as que estejam mais firmes e com casca lisa e fina. Batatas que já estão começando a brotar podem causar gastrite e diarreia, e por isso não devem ser usadas. Manchas verdes significam que as batatas tomaram sol. Essas também devem ser deixadas de lado, pois o sol deixa o sabor amargo.
As batatas sempre devem ser guardadas em lugares escuros, frescos e arejados, sempre fora da geladeira (o frio as deixa adocicadas). E, antes de fritar, lembre da dica sobre a quantidade: um quilo de batata rende, geralmente, 400g de batata frita.
Para que suas fritas fiquem sequinhas, deixe que as batatas descansem na água gelada com sal por pelo menos meia hora. Depois, seque-as bem e frite em óleo bem quente. Quem quiser dar um sabor especial às fritas, pode colocar um dente de alho picado no óleo. Para uma batata super crocante, deixe as tiras fritarem algum tempo e, quando estiverem "semi fritas" e começarem a amarelar, retire-as do óleo para escorrer. Quando o óleo estiver quente novamente, introduza as tiras de batata de novo até que fiquem coradas. Quem preferir pode cortar as batatas em rodelas finas, em vez de tirinhas.
Já a batata frita à francesa (mais grossa) deve ser frita em duas etapas. A primeira cozinha a batata em óleo pouco quente (180ºC) e a segunda deve ser feita pouco antes que sejam servidas. Deve-se fritá-las em óleo bem quente (200ºC) e fritas por mais ou menos um minuto, até que estejam douradas e crocantes.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade