Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que olhar muitas fotos de comida em redes sociais como Instagram e Pinterest torna o ato de comer menos agradável. Segundo o estudo realizado por eles, as fotos fazem você se sentir como se já tivesse provado o alimento. Assim, a pessoa acaba ficando cansada do gosto mesmo sem nunca ter experimentado o alimento em questão. O coautor do estudo e professor de marketing Ryan Elder chama o fenômeno de "tédio sensorial".
Para a realização do estudo, especialistas recrutaram 232 indivíduos que viram e classificaram fotografias de comidas. Na primeira fase do processo, metade dos participantes viu 60 imagens de doces, enquanto a outra metade viu alimentos salgados. Depois de classificar as fotos com base no quão apetitoso cada alimento parecia, todos comeram amendoim e classificaram o quanto gostam do petisco.
Os participantes que viam alimentos salgados apreciaram menos o petisco, apesar de não terem visto nenhuma imagem do alimento na fase de classificação. O mesmo não aconteceu com os participantes que classificaram fotos de doces.
Veja também:
Humor: tumblr gastronômico satiriza postagens sobre comida nas redes sociais
Restaurantes dão desconto para quem desligar o celular durante a refeição
No entanto, o fato não traz só consequências negativas. O também coautor do projeto, professor Jeff Larson, sugere que quem tem muita vontade de comer um determinado alimento que não é saudável veja fotos dele nas redes sociais. Assim surge a sensação de saciedade.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade