Em Salvador, o restaurante Alfredo di Roma incorporou o prato ao seu cardápio, e para comemorar os 18 anos de inaugurado, o restaurante prepara a edição especial de final de ano do prato, que será realizado no dia 29 de dezembro, no almoço e no jantar, e apresentará cinco variedades do prato, todas exclusivamente elaboradas pelo chef Mairton Oliveira para a casa. Mesmo mantendo a base da massa tradicional, feita de batata, o chef lança variações de misturas e molhos arrojados, para todos os paladares, que prometem fazer sucesso.
Para manter viva toda a tradição que envolve essa massa, todos os pratos serão servidos sobre a nota de dinheiro, que deverá ser guardada até o final do mês seguinte, e os clientes poderão aprender como seguir todo o ritual, que determina que os sete primeiro “gominhos” sejam consumidos vagarosamente, um de cada vez, mastigando sete vezes, enquanto mentalizam o pedido.
Conheça a história do pratoA nota embaixo do prato remete à história do surgimento do ritual de sorte: conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e pobre.
Apesar disso, eles dividiram o pouco gnocchi que comiam com o andarilho. Cada um recebeu 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Desde então, acredita-se que comer gnocchi todo dia 29 traz fortuna.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!