Nem sempre é preciso gastar muito para comer bem. Com os cortes certos e algumas técnicas simples, dá para transformar carnes acessíveis em pratos cheios de sabor e com uma apresentação caprichada.

Carnes como o acém, a pá e a fraldinha, com cortes versáteis, acessíveis e ideais para receitas do dia a dia cheias de sabor. Opções econômicas que, quando bem preparadas, surpreendem. Confira como aproveitar o melhor delas:
Leia também:
Acém

O acém é um dos cortes mais usados em receitas caseiras e em lanchonetes. É muito comum vê-lo como carne moída, especialmente em preparos de hambúrgueres, almôndegas e recheios em geral. Mas ele também pode ser feito inteiro e render pratos incríveis.
Por ser uma carne com fibras mais soltas, o acém combina muito bem com molhos encorpados e cozimentos mais longos, como em carnes de panela, ensopados e assados recheados. Com o tempo certo de cozimento, ele fica macio e bem saboroso.
Pá (ou paleta)

Também chamada de paleta, a pá é tem fibras mais marcadas, mas ainda assim fica macia e suculenta quando preparada do jeito certo, ainda mais se for preparada na panela de pressão. Ela tem menos gordura que o acém.
É a carne ideal para fazer um picadinho ao molho de vinho, por exemplo. Nessa preparação, cerca de 20 minutos de pressão já são suficientes para amaciar e realçar o sabor da carne. Se for preparar a peça inteira, o tempo de cozimento pode ser maior, mas o resultado compensa.
Fraldinha

A fraldinha é uma carne de segunda que mais poderia ser considerada de primeira, já que ela é extremamente macia e suculenta. Usada em diferentes preparos, como bife à parmegiana, churrasco e hambúrguer, ela é uma das queridinhas.
Um preparo que ficou bastante popular nas redes sociais é o arroz de fraldinha, no qual ela é cozida na panela de pressão com bastante caldo, sendo fácil de desfiar. Depois, o arroz é cozido nesse caldo, entregando um prato suculento.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!


