Por conta do espaço reduzido, quem mora em apartamentos, precisa se privar de diversos hábitos. Em alguns imóveis, por exemplo, não é permitido ter animais de estimação ou fazer eventos com muito barulho. Até pouco tempo atrás, também não era possível fazer um churrasco sem incomodar os vizinhos com a fumaça, o que dificultava a vida daqueles que são apaixonados por uma carne na brasa.
Hoje, a história mudou! Com algumas adaptações e dicas simples, já é possível fazer um delicioso churrasco - até em um apartamento Confira os segredos para grelhar uma carne mesmo com pouco espaço!
Churrasqueiras elétricas são alternativas
Em alguns imóveis com varanda gourmet, a churrasqueira já é parte integrante da casa e facilita no momento de fazer as carnes. Entretanto, em outros apartamentos que não possuem esse espaço, também é possível preparar um churrasco com o auxílio de uma churrasqueira elétrica. Contudo, não são todos os modelos que são recomendados para fazer uma carne saborosa: antes de comprar a sua, verifique se a grelha atinge uma temperatura bem elevada, pois é necessário que a carne seja tostada e não apenas cozida.
O tipo de corte da carne
Também é preciso prestar atenção no que diz respeito ao corte da carne, pois, quanto mais gordura ela possuir, maior será a produção de fumaça. Por conta disso, para apartamentos pequenos e pouco ventilados, a dica é apostar em cortes mais finos e magros, como a fraldinha, por exemplo. Outros cortes, como o bife ancho, possuem gordura entre as fibras da carne, o que também ajuda a amenizar o problema.
Leia também:
Como controlar o fogo
Em uma churrasqueira redonda com tampa, é necessário controlar a altura do fogo para que ele não encoste na carne e gere um tostado com gosto ruim. Para evitar esse problema, a dica é esperar cerca de 45 minutos depois de acender a churrasqueira para que o fogo se torne brasa. Enquanto a carne está assando, caso seja necessário controlar a formação de labaredas, um punhado de areia evita o crescimento das chamas.
Evitando fumaça excessiva
Como já dissemos, a carne com mais gordura produz mais fumaça, então, é necessário escolher bem o corte. Para que a fumaça não atrapalhe os vizinhos ou o cheiro não impregne nos tecidos da casa, evite cortes como picanha, costela e cupim. Para o seu churrasco, além das carnes como prime rib e fraldinha, aposte em outras opções mais saudáveis, como legumes ou frango para a entrada.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!