A primavera é marcada pela beleza das flores e também é cheia de alimentos refrescantes e ricos em nutrientes. Além disso, a estação sucede o inverno e precede o verão. Com a primavera, as temperaturas também se intensificam nas cidades baianas. Para acompanhar as altas temperaturas na primavera, muitos alimentos entram em “sua época”, como é o caso do caju.
O caju é rico em antioxidantes e outros nutrientes, como a Vitamina C. Sendo nativo do nordeste, o fruto ajuda a combater o envelhecimento e contribui no fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico.
Leia também:
Considerado um fruto do cajueiro, o caju, na verdade, se trata de um pseudofruto. Popularmente, o caju se constitui de duas partes: o fruto, propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, mais conhecido para as preparações, piriforme amarelo, rosado ou vermelho. Pensando nisso, o iBahia separou receitas práticas e fáceis para você fazer com caju.
Refresco de caju
Como uma opção para se refrescar nos dias quentes, em sua preparação, o refresco de caju possui poucos ingredientes e a forma mais fácil de ser feita nas opções. Para fazer o refresco, é preciso apenas um copo de caldo de caju, água e açúcar a gosto. Basta misturar todos os ingredientes e servir a bebida.
Suco de caju
Diferente do refresco, o suco de caju acrescenta outros ingredientes em sua receita. Além do ingrediente protagonista, o suco também usa laranja e limão.
Ingredientes:
- 4 cajus grandes e picados;
- 2 laranjas cortadas em fatias;
- Suco de 1 limão;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar.
Modo de preparo:
Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador e, em seguida, despejar em uma jarra. Caso seja necessário, junte com água gelada e cubos de gelo.
Frapê de caju
O frapê de caju é uma receita cremosa com leite condensado e suco do caju. O modo de preparo do frapê se assemelha ao refresco de caju, só que usando o leite condensando ao invés da água.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de suco de caju concentrado
- 1 forma de gelo
Modo de preparo:
Basta bater tudo no liquidificador. Após isso, basta servir o frapê de caju.
Moqueca de caju
Pensando em uma opção vegetariana, o caju também possibilita a variedade na moqueca. O prato não contém carne, frango ou peixe, tendo o caju como substituição. Além disso, o prato também vai tomate e pimentão na receita.
Ingredientes:
- 10 cajus médios (1 kg);
- 1 cebola grande (150g);
- 500ml de leite de coco;
- 3 tomates pequenos (230 g);
- 1/2 pimentão verde (85 g);
- 4 colheres de sopa de azeite de dendê (40ml);
- 1 colher de sopa de suco de limão (15ml);
- 1 colher de chá de sal (5g);
- Coentro a gosto.
Modo de preparo:
O primeiro passo é lavar bem o caju e retirar as suas castanhas. Após isso, é necessário fazer pequenos cortes no sentido do comprimento. Em seguida, é preciso apertar os cajus para retirar o máximo possível do suco. Corte o caju em pedaços menores e reserve.
Após preparar o caju, o próximo passo é aquecer o azeite de dendê e refogar a cebola cortada em tirinhas. Em seguida, acrescente tomates, pimentão cortado em tiras, sal e suco de limão. Refogue bem e deixe o tomate soltar toda a água.
Após refogar os ingredientes acima, adicione caju desfiado e leite de coco. Misture e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos com a tampa fechada. Por fim, desligue o fogo e finalize o prato com coentro ou salsinha fresca picada a gosto.
Sorvete de caju
Depois de um prato vegetariano e opções para se refrescar, o sorvete de caju entra para finalizar a lista de opções. O sorvete pode ser servido ao longo do dia e a receita tem doce de caju, leite e coco.
Ingredientes:
- 1 lata de doce de caju passado;
- 4 copos americanos de leite;
- 1 pacotinho de coco de 100g;
- 2 claras em neve;
- 2 colheres de açúcar refinado.
Modo de preparo:
O primeiro passo é colocar o doce de caju no liquidificador, junto com leite e as 100g de coco. Bata bem. Em seguida, despeje em uma tigela e junte as claras batidas em suspiro com açúcar.
Após juntar e misturar os ingredientes, coloque em uma vasilha plástica de tampa no freezer. Quando começar a engrossar, retire e bata um pouco na batedeira e retorne ao freezer. Conte 15 minutos, e torne a bater o sorvete. Depois disso, deixe gelar e o sorvete de caju estará pronto.
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!