A sopa é tida como um alimento típico de dias frios, mas ela também cai bem no verão. As versões frias do prato são ideais para serem servidas antes das refeições, substituindo a salada. No Brasil, consumir sopas frias não é muito comum, mas países com Espanha, França e Rússia possuem receitas que já se tornaram clássicas, como o Gazpacho, a Vichyssoise e o Borscht.
O Gazpacho, prato tradicional espanhol, é feito com tomates. A francesa Vichyssoise leva batatas e alho-poró, e o Borscht russo é feito com beterrabas e creme de leite. E as sopas frias são consumidas também no verão japonês: os lamens, geralmente quentes, ganham versões frias e refrescantes feitas com melancia.
Que tal aproveitar o verão para quebrar paradigmas e experimentar uma sopa fria? Confira receitas:
Ingredientes:
2 cenouras médias
6 beterrabas médias descascadas
1 talo de aipo
Salsinha
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 l de água
750 g de carne para sopa
200 g de toucinho
1 folha de louro
1 lata de purê de tomate
Sal e pimenta à gosto
Suco de 1 limão
1/2 xícara de creme de leite fresco
Opcional 2 xícaras de repolho ralado
Modo de preparo:
Corte as 2 cenouras e 4 beterrabas em tiras e o aipo em fatias. Aqueça o azeite e acrescente os ingredientes anteriores, mexer bem. Juntar a água, a carne, o louro, o tomate, sal e a salsa. Deixar ferver em fogo baixo até a carne ficar macia - aproximadamente 1 1/2 hora. Retire a carne, corte em fatias, coloque na sopeira e reserve. Leve o caldo ao copo do liqüidificador, deixe bater bem. Volte a panela e acrescente o repolho e cozinhe por 10 minutos. Rale as 2 beterrabas que sobraram e retire suco ou passe pela centrífuga. Junte o limão ao suco e misture ao caldo junto com a pimenta. Coloque na sopeira e sirva com o creme de leite separado.
Ingredientes:
10 tomates maduros
1 pepino
1 pimentão vermelho pequeno
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de café de cominho
Pimenta do reino em grãos a gosto
2 dentes de alho
100ml de azeite de oliva
1/2 taça de vinho branco
1 pão francês amanhecido
Água para cobrir
Sal a gosto
Modo de preparo:
Corte o tomate em quatro pedaços e despreze a parte branca central. Descasque o pepino e corte-o em cubos. Pique também o pimentão e descarte as sementes e a parte branca. Junte esses ingredientes em uma vasilha, acrescente o vinagre, o cominho, a pimenta, o alho, o azeite e o vinho. Ajuste o sal e, por último, junte o pão amanhecido fatiado. Despeje a água até cobrir todos os ingredientes. Leve à geladeira para descansar durante uma noite. No dia seguinte, retire da geladeira, escoe o caldo e reserve-o. Bata is ingredientes no liquidificador, acerte os temperos e acrescente aos poucos o caldo – . Pode-se passar o caldo na peneira, mas ficará menos encorpado e não tão saboroso.
Ingredientes:
2 alhos-porós, picados
1 cebola, picada
2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga
3/4 xícara (100 g) de batata fatiada
2 1/3 xícara (560 ml) de caldo de galinha
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 1/8 xícara (270 ml) de creme de leite
Modo de preparo:
Refogue o alho-poró e a cebola picada na manteiga. Cozinhe-os por aproximadamente 8 minutos, mas não deixe que fiquem escuros. Junte a batata e o caldo de galinha. Adicione o sal e a pimenta a gosto. Deixe que a sopa ferva. Após, abaixe o fogo e deixe-a cozinhando por 30 minutos. Bata a sopa no liquidificador ou no processador de alimentos. Ela deve ficar bem cremosa. Deixe-a esfriando. Antes de servir, com a sopa fria, acrescente o creme de leite. Misture-o delicadamente e sirva.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade