O consumo de salmão traz vários benefícios ao organismo. O peixe é rico em ômega-3, vitaminas A e D e em minerais, como selênio e magnésio. Essas substâncias são fundamentais para a proteção cardiovascular e cerebral. Além disso, o salmão contribui para o bom funcionamento das células da visão.
Esse alimento pode ser preparado de diversas formas - grelhado, assado, espetinho ou cru - e ter variados acompanhamentos. Uma opção de preparo é a salada fresca de salmão. Confira a receita:
Ingredientes:
- 1 abacaxi maduro, descascado e cortado em cubos pequenos de 2 cm.
- 400 gramas de salmão export sem pele
- ½ xícara de molho de soja
- 4 colheres de sopa de ciboulette picada
- ½ xícara de suco de limão
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 5 xícaras de vários tipos suaves de alface
- 250 gramas de palmito em rodelas
- 250 gramas de tomates cereja
- 4 colheres de sopa de castanha de caju
Para o molho:
- ½ xícara de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de mostarda forte tipo Dijon
- 2 colheres de suco de limão
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de chá de mel
- sal e pimenta moída
Modo de Preparo:
- Cortar o salmão sem pele em tiras compridas de 5 cm e de uns 2 cm de largura. Em uma travessa ampla, misturar o suco de limão e o molho de soja, e marinar os pedaços de salmão. Refrigerar por 20 minutos.
- Enquanto isso, preparar a salada. Em uma travessa de salada grande, colocar as folhas verdes com o abacaxi, palmitos e tomates cereja cortados pela metade (ou inteiros, se forem muito pequenos). Depois, colocar os pedaços de salmão e salpicar com ciboulette picada, reservar em um prato.
- Aquecer o azeite de oliva em uma grelha ou frigideira grande. Grelhar o salmão por 2 minutos até que esteja macio e suculento, retirar do fogo e organizar os pedacinhos sobre a salada. Salpicar com as castanhas de caju e, finalmente, temperar com a vinagrete de mostarda. Servir de imediato.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!