Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > ibicho!
Whatsapp Whatsapp
Salvador

Campanha de Vacinação Antirrábica protege quase 30 mil animais

No próximo fim de semana, 12 e 13 de agosto, o drive-thru estará disponível na UNIFTC

Da Redação • 08/08/2023 às 11:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Campanha de Vacinação Antirrábica protege quase 30 mil animais
Divulgação

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Salvador protegeu quase 30 mil animais na primeira semana de mobilização. A estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica o acesso a vacina contra a raiva em 100 postos de saúde, pontos itinerantes espalhados pelos bairros da capital baiana e drive-thru exclusivos nos fins de semana.

Devem ser imunizados a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A meta da Campanha é vacinar 249 mil cães e gatos na cidade. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Leia mais:

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

A imunização nas salas de vacina dos postos acontece de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h; bem como os pontos itinerantes. A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br.

No próximo fim de semana, 12 e 13 de agosto, o drive-thru estará disponível na UNIFTC, das 09h às 16h. Já nos shoppings Salvador Norte e Barra, haverá ponto fixo das 09h às 16h.

Orientações para os tutores no sistema Drive-Thru

Os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.

O ideal que além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização

A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IBICHO! :

Ver mais em iBicho!